Os contribuintes mineiros que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 devem se atentar ao vencimento da segunda parcela, programado para a próxima semana. A escala de vencimento inicia na segunda-feira (19/2), abrangendo veículos com finais de placa 1 e 2, e finaliza na sexta-feira (23/2), para os finais de placa 9 e 0.
O pagamento do IPVA pode ser realizado em agentes arrecadadores credenciados, como Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mais BB, Santander e Itaú, informando o número do Renavam do veículo. Bancos como Banco do Brasil e Itaú aceitam pagamento apenas de seus correntistas.
Para aqueles que preferem pagar nas casas lotéricas, é necessário o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível exclusivamente no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).
Adicionalmente, a opção de pagamento via Pix está disponível para todos os contribuintes, independentemente da instituição financeira. Para gerar o QR Code do Pix, é só acessar o site oficial da SEF/MG e navegar até a seção do IPVA.
Atrasos no pagamento resultam em multa diária de 0,3% até o 30º dia, e 20% após esse período, além de juros pela Taxa Selic. O superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF/MG, Leônidas Marques, alerta que é possível quitar a primeira parcela em atraso junto com a segunda, já incluindo os encargos automaticamente calculados no ato do pagamento ou na emissão da guia online.
Marques também orienta os contribuintes a se protegerem contra golpes, utilizando exclusivamente o site oficial da SEF/MG para gerar o QR Code do Pix ou emitir o DAE, evitando clicar em links suspeitos recebidos por mensagens ou e-mails.
O pagamento via Pix deve sempre ter como beneficiário o Estado de Minas Gerais, com o CNPJ 18.715.615/0001-60, e o QR Code emitido pelo Banco Itaú.
Para mais informações sobre como evitar golpes e proceder com o pagamento do IPVA de forma segura, acesse o link.