Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Projeto estadual que capacita para ofício da costura chega a Muriaé

Cidade da Zona da Mata mineira é uma das contempladas pelo Trajeto Moda

Redação
Por Redação
Projeto estadual que capacita para ofício da costura chega a Muriaé
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Moradoras de Muriaé, na Zona da Mata mineira, comemoram a oportunidade de transformar realidades e conquistar autonomia com a chegada do Trajeto Moda ao município, na segunda-feira (12/6).

A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e realizada pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), ensina o ofício da costura para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto usa metodologia inédita para qualificar mulheres socialmente vulneráveis para o mercado da moda, um dos setores que mais gera empregos no Brasil.

A edição de Muriaé conta com 12 participantes. 

Subsecretário de Trabalho e Emprego, Arthur Campos destaca benefícios pretendidos com a iniciativa. "Esse projeto deixa a gente mais satisfeito a cada dia que passa. Ver esse espaço cheio do jeito que está nos incentiva a abrir novas turmas. Queria dizer para vocês, mulheres, que esse projeto é além de capacitação, veio também para dar independência.
Vocês podem ser o que quiserem, não importa a área. O que o Estado quer trazer para as pessoas é oportunidade. É descobrir o talento que está guardado em vocês." 

Arthur também lembrou a importância da transversalidade. "Nenhum projeto acontece sozinho, olha a quantidade de parceiros que está aqui envolvido".

Muito feliz com a novidade, Franciane Pita Silva comemora a nova oportunidade. "Este curso está sendo a verdadeira realização de um sonho para mim, porque sempre quis aprender a costurar, e estou tendo o privilégio de ganhar esse conhecimento. Temos uma ótima professora. Eu só tenho a agradecer por essa grande oportunidade e por estar aqui hoje. Conhecimento nunca é demais". 

O prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, incentivou as alunas. "Comecem esse curso e persistam até o final. Vamos movimentar a moda e a economia local".

O projeto

Idealizado em 2020, o Trajeto Moda iniciou os trabalhos em 2021, durante  piloto em Belo Horizonte. 

O projeto é executado em cinco etapas, e inclui: capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira. 

O Trajeto Moda é para mulheres em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )