“Essência: menina, mulher, preta”. O título do mais recente livro da escritora juiz-forana Ana Torquato inspirou o Projeto de Leitura do Centro de Educação de Jovens e Adultos “Doutor Geraldo Moutinho” (CEM). A obra possui sete contos, sete poesias e sete ilustrações feitas pela autora, que revelam força, coragem, sonho, realização, resistência, fé e muito amor. Com base no livro, foi escolhido o tema “Essência, o melhor de cada um” pela comunidade escolar que, durante o semestre, desenvolveu uma série de atividades. O ponto alto da iniciativa ocorreu no último sábado, quando cada turma apresentou o resultado do seu trabalho.
O Projeto de Leitura é uma proposta pedagógica transdisciplinar realizada pelo CEM desde 2009. Com ela, a escola oferece, além dos conteúdos previstos no currículo e das matérias transversais garantidos pelas legislações, temas sociais de relevância para a comunidade. Livros associados às temáticas são analisados e, dentro de cada disciplina, o assunto é explorado, possibilitando a aquisição de conhecimento e uma maior reflexão sob perspectivas diferentes.
Pela sua importância, a iniciativa passou a fazer parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) do CEM. O PPP reúne os objetivos, metas e diretrizes de uma escola e é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Dessa forma, o Projeto de Leitura do Centro de Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo central ampliar a visão de mundo dos estudantes, fomentando reflexões e discussões diversas. Apresentações cênicas, saraus, musicais, cartazes, artesanatos, vídeos, performances, debates, fóruns e a própria produção literária fazem parte do projeto que inclui ida a teatros, shows, exposições e passeios turísticos pela cidade.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais
#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg