Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Profissionais da Educação Infantil são convidadas para seminário do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil

Seminário acontecerá no dias 24 e 25 de novembro

A Notícia em Primeira Mão .
Por A Notícia em Primeira Mão .
Profissionais da Educação Infantil são convidadas para seminário do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, nos dias 24 e 25 de novembro, o Seminário Final da edição 2023 do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Nesta edição do curso, foram destinadas 584 vagas às profissionais das escolas da rede municipal de ensino e das instituições parceiras do município (creches), que atuam na Educação Infantil como professoras, coordenadoras, diretoras ou técnicas da SE.

Na sexta-feira, 24, às 19h, uma live no canal da SE no YouTube terá como tema central “A professora de Educação Infantil como autora”. Na primeira parte do evento, a coordenadora geral da Educação Infantil, do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, falará sobre “A Educação Infantil e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”. Em seguida, as professoras Graça Lima, Hilda Linhares e Miriam Duque abordarão o LEEI como Política Pública de Formação.

O Seminário continuará no sábado, 25, de modo presencial, na UFJF. Às 8h30, os bailarinos Vitória Mendes, Willhiana Mendes e Busmeyer Mendes farão uma apresentação cultural no auditório da Faculdade de Direito. Das 9h30 às 13h, a Faculdade de Educação sediará espaços de Tertúlia e apresentações de Relatos de Experiências.

Leia Também:

A gerente do Departamento de Educação Infantil da SE, Viviam Carvalho, destaca a satisfação da equipe organizadora diante da realização do Seminário e convida todas as profissionais da Educação Infantil do município, cursistas ou não, a participarem das atividades. “É um momento de celebração de uma formação que deixará suas marcas nas práticas pedagógicas de nossas escolas e creches. Como disse a professora e escritora Lígia Cademartori em um dos cadernos do LEEI: não voltaremos para casa com a mesma bagagem! Aproveitamos para também celebrar a chegada de uma nova edição do curso, agora coordenado nacionalmente pelo Ministério da Educação. Então, o momento é de muita alegria e expectativa.”

Sobre o LEEI

O curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) se materializou a partir de uma Política de Formação da rede municipal que buscou contribuir de forma decisiva para a melhoria da qualidade da educação de bebês e crianças e para a valorização das profissionais que atuam nas creches parceiras e nas escolas municipais, com uma fundamentação teórica e um alimento estético, poético e literário para todas e todos.

Trata-se de um curso de aperfeiçoamento de 120 horas, totalmente gratuito, com certificação pela UFMG, cujo objetivo é oferecer subsídios teórico-práticos para o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita em creches e pré-escolas.

A proposta pedagógica do curso foi construída com base na Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil em articulação com o currículo da Rede Municipal para a Educação Infantil, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).

O conteúdo do curso trata de temas essenciais para o trabalho na Educação Infantil: a docência na Educação Infantil; discussão sobre Infância e Linguagem; Linguagem Oral e Linguagem Escrita; Brincadeiras e Interações; Literatura Infantil; bebês e crianças como autoras e leitoras; Currículo e Linguagem; livros infantis, espaços, acervos e mediações; diálogo com as famílias.

Os encontros foram ministrados pela plataforma Moodle de Educação a Distância e aconteceram, também, diversos encontros presenciais em formato de oficinas e Tertúlias ao longo do ano de 2023. O formato do curso visou possibilitar o acompanhamento pelas cursistas de acordo com sua disponibilidade de tempo. Os encontros síncronos e/ou presenciais aconteceram no período da noite.

Veja o anexo.

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
A Notícia em Primeira Mão .

Publicado por:

A Notícia em Primeira Mão .

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )