O Procon da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou o resultado de uma pesquisa sobre telemarketing abusivo, realizada com a participação de 203 pessoas. O objetivo do estudo foi analisar as características e os impactos dessa prática na vida dos consumidores da cidade. A pesquisa identificou os diferentes perfis de consumidores que são alvo do telemarketing abusivo, as características comuns dessa prática e os principais fornecedores envolvidos.
Durante os últimos seis meses, 95,1% dos consumidores pesquisados receberam chamadas constantes de telemarketing, sendo que 62,6% dessas chamadas ocorreram no turno da tarde. Além disso, 99% dos consumidores atenderam ligações de números desconhecidos que ficaram mudas ou caíram após uma fala, e 63% das chamadas eram de empresas desconhecidas, sem que os consumidores tivessem feito algum cadastro prévio. A pesquisa também revelou que 83,7% das abordagens envolviam ofertas intensivas por meio de outros canais de comunicação, como SMS, e-mail e WhatsApp.
Gisele Zaquini, supervisora de estudos e pesquisas do Procon, ressaltou que as reclamações sobre o excesso de ligações com ofertas, principalmente relacionadas a crédito consignado, são frequentes no atendimento prestado pelo órgão. A pesquisa possibilitou identificar os fornecedores que mais utilizam essa prática e o público-alvo mais assediado. Com base nesse material, o Procon pretende desenvolver campanhas de orientação para os consumidores, divulgando estratégias de denúncia e bloqueio das chamadas indesejadas.
O Procon orienta os consumidores a denunciarem qualquer irregularidade relacionada ao telemarketing abusivo. Para dúvidas ou denúncias, é possível entrar em contato pelos seguintes canais: (32) 3690-7610 e 3690-7611.
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