Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 30 de Abril 2026
Juiz de Fora

Procon e Secretaria de Educação lançam projeto de cidadania financeira para alunos da EJA

Iniciativa “Círculo de Economia e Autonomia” promove encontros em escolas municipais de Juiz de Fora para desmistificar o uso do dinheiro

Talia Santana
Por Talia Santana
Procon e Secretaria de Educação lançam projeto de cidadania financeira para alunos da EJA
REPRODUÇÃO
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), em parceria com a Secretaria de Educação (SE), deu início ao projeto “Círculo de Economia e Autonomia”. O programa é voltado especificamente para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e busca integrar conceitos de direitos do consumidor e gestão financeira à realidade social dos alunos, estimulando a autonomia e o pensamento crítico.

A aula inaugural do projeto ocorreu na noite desta terça-feira (28/04), na Escola Municipal Dante Jaime Brochado, localizada no bairro Santo Antônio. O cronograma de expansão prevê que a Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes, no bairro Francisco Bernardino, receba o primeiro encontro nesta quinta-feira (30/04), durante o período da noite, das 19h15 às 20h15.

Ao longo de 2026, a cooperação estratégica entre os órgãos municipais prevê a realização de dez encontros em cada instituição selecionada. A proposta pedagógica foca em temas essenciais para o cotidiano, como:

Publicidade

Leia Também:

Economia Solidária: Alternativas de geração de renda e cooperação. • Tributos: Entendimento sobre impostos e cidadania. • Consumo Consciente: Práticas para evitar o superendividamento.

De acordo com o Procon/JF, o objetivo central é humanizar a relação dos estudantes com as finanças, transformando o dinheiro em uma ferramenta de viabilização de projetos de vida. A integração entre a expertise técnica do Procon e a experiência pedagógica da Secretaria de Educação garante que o conteúdo seja robusto e adaptado às necessidades específicas do público da EJA.

FAQ: Projeto Círculo de Economia e Autonomia

  1. Quais escolas participam do projeto em Juiz de Fora? As atividades estão consolidadas nas escolas municipais Dante Jaime Brochado (Santo Antônio) e Antônio Carlos Fagundes (Francisco Bernardino).

  2. Qual o público-alvo das atividades de educação financeira? O projeto é exclusivo para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino.

  3. Quantos encontros serão realizados ao longo do ano? Estão previstos dez encontros em cada unidade escolar, abordando desde planejamento doméstico até direitos do consumidor.

FONTE/CRÉDITOS: PJF

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Talia Santana

Publicado por:

Talia Santana

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web. Focada em repassar informações de interesse público, de modo imparcial e acessível.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR