A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou uma pesquisa de preços de ovos de Páscoa no final de março. O objetivo é auxiliar o consumidor na escolha dos produtos com melhor custo-benefício. Sete lojas em três localidades de Juiz de Fora foram selecionadas para a pesquisa do Procon. As diferenças de preço mais expressivas foram em relação a ovos com brindes licenciados e genéricos.
Metodologia e resultados
As dez marcas analisadas foram selecionadas com base no levantamento do Estadão em relação a ovos de chocolate. A partir disso, a pesquisa focou nas marcas mais populares de ovos com 80g ou mais e que apresentem os menores preços.
O levantamento verificou que não há grandes discrepâncias nos preços dos ovos de chocolate sem brindes, o que mais difere é em relação à quantidade de cada um. Já em relação a ovos com brindes licenciados e genéricos, a variação é grande – cerca de 36%. Apenas uma marca apresentou variação superior a 10% entre os estabelecimentos. Confira a pesquisa completa no link.
Outras informações e dicas de consumo
O Procon também analisou dados do comércio no setor alimentício com as principais reclamações dos consumidores associadas a estabelecimentos com grande atuação no período de Páscoa. Com base nisso, o Procon-JF orienta:
- Verifique a validade, os componentes que possam causar alergia (lactose, glúten, entre outros) e se a embalagem está com violações.
- Atente-se para o armazenamento dos chocolates para evitar derretimento, por exemplo.
- Confira o local, o procedimento e o armazenamento de produtos caseiros.
- Exija que cestas com produtos de Páscoa tenham um rótulo com a descrição dos produtos contidos, com referências de peso e quantidade.
- Ovos de marcas famosas, personagens ou marcas licenciadas tendem a ser mais caros.
- Pesquise os preços entre lojas.
- Verifique se está comprando um produto de chocolate ou um produto de cacau. Para ser considerado produto de chocolate, o produto deve ter pelo menos 25% de cacau.
- Evite levar crianças para as compras, já que elas são mais suscetíveis a propagandas direcionadas a elas.
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