Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Presença da Guarda Municipal nas vias públicas amplia atuação do órgão

Entre os diversos atendimentos realizados no fim de semana, a Guarda ainda deu apoio em duas ocorrências de acidente envolvendo colisão traseira

Redação
Por Redação
Presença da Guarda Municipal nas vias públicas amplia atuação do órgão
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ocorrências atendidas pela Guarda Municipal, nas últimas 72 horas, mostram a efetividade da presença das equipes no espaço público. Nesse período, a Guarda atendeu casos de tentativa de agressão a um rapaz e a uma grávida, furto à loja na área central e dois acidentes de trânsito. Por ser um órgão de segurança pública, a Guarda Municipal tem obrigação legal de agir mediante flagrante, o que potencializa o trabalho de proteção à cidade e ao cidadão durante as rondas preventivas do órgão.

Ao contrário do que se possa pensar, a atuação da Guarda não se restringe ao patrimônio público municipal. Além de bens, serviços e instalações do município, a corporação zela pela integridade física de servidores em serviço e pela garantia de tranquilidade nos ambientes de atendimento à população. Assim, a proteção ao próprio usuário desses serviços também é contemplada.

Na sexta-feira, 24, a Guarda Municipal foi responsável por amparar um jovem, de 21 anos, que teria sido intimidado e ameaçado por um casal, por volta das 8h, no ponto de ônibus da Avenida Barão do Rio Branco, próximo ao Parque Halfeld. O jovem correu até a equipe, narrando que o homem teria o acusado de ter assediado a sua companheira na noite anterior, inclusive segurando-o pela camisa. Segundo o rapaz, na data em questão, ele sequer havia saído de casa. O autor das ameaças não foi localizado. Devido ao estado emocional abalado, a Guarda levou a vítima até sua residência.

Leia Também:

No turno da tarde, uma equipe foi acionada por funcionários de uma loja de departamentos, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, próxima à esquina com a Rua Halfeld, devido ao furto de um bebedouro, acontecido instantes antes da passagem da viatura. Em busca pela região, a Guarda localizou o autor do furto na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, em frente ao número 417. O homem, de 35 anos, foi detido e conduzido à delegacia de plantão para as providências cabíveis.

Já no início da noite, enquanto trafegava pela pista central da Avenida Barão do Rio Branco, sentido bairro Manoel Honório, outra equipe foi parada sob pedidos de socorro. Uma jovem grávida estaria sendo agredida por um homem na galeria do Shopping Rio Branco. O homem foi contido. No entanto, a mulher se retirou do local sem prestar queixa. Por se mostrar resistente às ordens dadas pela equipe e ainda proferir ameaças aos guardas, ele foi conduzido à delegacia pelos crimes de desobediência/resistência/desacato/ameaça.

Entre os diversos atendimentos realizados no fim de semana, a Guarda ainda deu apoio em duas ocorrências de acidente envolvendo colisão traseira de moto em veículo, na Avenida Presidente Itamar Franco. Uma, nas proximidades da Maternidade Therezinha de Jesus, sentido bairro Cascatinha, e outra, na pista oposta, em frente à praça Jarbas de Lery Guimarães. Nenhum dos acidentes com vítima. No entanto, foi necessário dar condução a cada uma das situações e oferecer orientação ao trânsito, para a segurança de motoristas e pedestres.

O estatuto geral das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014) estabelece a prerrogativa de ação das Guardas Municipais de todo o país nos logradouros públicos, promovendo a segurança e intervindo em situações que se façam necessárias. No capítulo III, “Das Competências das Guardas”, o documento inclui a atuação nestes espaços urbanos, motivo pelo qual a corporação realiza patrulhamento preventivo em ruas da cidade e acolhe as demandas que possam surgir nestes locais.

 
 
 
 
 
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )