Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Prefeitura realiza o 1º Fórum de Enfrentamento da Tuberculose no município

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, nesta quinta-feira, 30, o 1º Fórum de Enfrentamento da Tuberculose no município.

Redação
Por Redação
Prefeitura realiza o 1º Fórum de Enfrentamento da Tuberculose no município
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Em decorrência da Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, entre os dias 24 e 31, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, nesta quinta-feira, 30, o 1º Fórum de Enfrentamento da Tuberculose no município. 

Após o auge da transmissão de Covid-19, o Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta desafios para estabelecer o combate e o enfrentamento da tuberculose. E o fórum é uma importante ação para falar sobre a doença, como destaca Jonathan Tomaz, subsecretário de Vigilância em Saúde: “a tuberculose ainda é uma doença negligenciada, e, visando a mudança deste cenário, abordamos no fórum os cuidados e o enfrentamento da doença neste período pós-pandêmico”. 

Leia Também:

Visando alimentar a luta de combate à doença, o encontro contou com todos os níveis de  atenção à saúde. Desde atenção primária, realizada nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelo município, e uma equipe do Consultório na Rua, na atenção secundária, no serviço de Tisiologia, no Pam Marechal, até a rede hospitalar, representada, na ocasião, pelo Hospital de Pronto Atendimento Dr. Mozart Teixeira (HPS). Cada segmento apresentou a realidade e os desafios para combater a tuberculose no município. 

Trabalho integrado entre os diferentes eixos de atenção à saúde 

A tuberculose é um problema de saúde pública e, para propor ações efetivas de combate, controle e tratamento da doença, é essencial que todos os eixos de saúde estejam envolvidos na discussão. Como ressalta a supervisora do Setor de Doenças Transmissíveis e Agravos da PJF, Rebeca Campos, “esta é uma doença de grande relevância em nossa população, e é necessário envolver e articular com todos os níveis de atenção para propor ações efetivas no controle da tuberculose”. 

A gerente do Departamento de Desenvolvimento de Atenção à Saúde, Denicy Pereira Chagas, explica que a tuberculose é uma doença totalmente tratável pelo SUS e com altos índices de cura, além de reforçar o acompanhamento das UBSs e o trabalho intersetorial nas comunidades para combater a doença. “As informações sobre a tuberculose precisam estar nas esferas das comunidades, trazendo para as escolas, igrejas, assistência social e nossa sociedade. Nos territórios cobertos pela Atenção Primária à Saúde (APS), as unidades destacam o papel de acompanhamento e no diagnóstico da tuberculose”.    

Já a enfermeira do controle de infecção do HPS, Rosania Dias, ressalta que o fórum concede a oportunidade de mostrar as dificuldades e desafios da atenção terciária (hospitalar) no combate à tuberculose. “Os índices de casos desta doença no Brasil são alarmantes, sabendo que esses números podem ser maiores com as subnotificações. Assim, precisamos da vinculação da atenção primária, secundária e terciária para garantir o acesso e o tratamento destes pacientes no Sistema Único de Saúde”. 

Aproximação da Universidade e da gestão em prol da população 

Estabelecendo a parceria entre academia e serviço, o fórum contou também com a participação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E a professora Érika Andrade e Silva, da Faculdade de Enfermagem da UFJF, pontuou a importância desta troca de saberes. “Esse fórum mostra o compromisso da gestão da prefeitura e nosso, enquanto universidade, realizando o nosso papel social, de devolver em forma de serviço, atenção e cuidado, aquilo que a gente teve oportunidade de aprender. E, certamente, dividir esse espaço de serviço e academia é muito importante para o enfrentamento à tuberculose”.  

Confira o vídeo do subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz:

https://youtube.com/shorts/KHPsAi-1APo?feature=share

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais


#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )