Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Notícias de Juiz de Fora | Prefeitura promove participação cidadã no projeto "Olhar a Cidade"

Dinâmicas interativas convidam moradores a moldar o futuro urbano da região

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
/ 63 acessos
Notícias de Juiz de Fora | Prefeitura promove participação cidadã no projeto
Prefeitura de Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lança uma nova etapa do projeto "Olhar a Cidade", promovendo dinâmicas participativas intituladas "Seu bairro, sua opinião" entre os dias 5 e 14 de dezembro. As atividades visam mapear as diferentes regiões do município sob a perspectiva dos moradores, possibilitando que a população compartilhe suas opiniões e demandas, indicando em um mapa territorial áreas de convivência, pontos que necessitam de melhorias e exigências de infraestrutura.

Durante os encontros diários, realizados em uma região diferente a cada dia, a população terá a oportunidade de expressar sua visão sobre a situação atual, as necessidades e os desejos específicos de cada localidade. O secretário de Planejamento Urbano, Raphael Ribeiro, destaca a importância desse momento para que os cidadãos possam influenciar o futuro da cidade. "As pessoas precisam observar a cidade e imaginar como a querem no futuro. Depois, precisam dizer à Prefeitura. Por isso, fazemos questão de fazer essas dinâmicas em todas as regiões", afirma.

As primeiras dinâmicas ocorrerão nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, abrangendo as regiões central, oeste e leste, respectivamente. O projeto "Olhar a Cidade" vai desempenhar um papel fundamental na elaboração dos Planos Regionais de Estruturação Urbana (PEUs), que, posteriormente, serão convertidos em leis determinando o que é permitido e proibido em cada área. O secretário reforça que a participação de todos é essencial para a construção de uma cidade inclusiva e representa um convite aberto a todos os moradores de cada Região de Planejamento.

Leia Também:

Durante as dinâmicas, além de contribuir para as leis que orientarão o desenvolvimento do município, os participantes terão a oportunidade de identificar patrimônios histórico-culturais, estabelecer categorias de percepção social sobre os espaços urbanos, avaliar a correlação entre delimitações oficiais de zonas urbanas e os limites vivenciados pela comunidade, e compartilhar a realidade, vivências e cultura locais. 

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )