Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Prefeitura de SP lança II Expo da Consciência Negra

Evento ocorrerá dias 18, 19 e 20 de novembro, no Expo Center Norte, com a luta de 200 anos dos negros a partir da Proclamação da Independência

Redação
Por Redação
Prefeitura de SP lança II Expo da Consciência Negra
André Godoy
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da SPTURIS, promoveu na noite desta quarta-feira (26 de Outubro), no Centro Cultural São Paulo, a pré-estreia da II Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que ocorrerá em novembro próximo.

Ontem, o objetivo era apresentar a jornalistas, influenciadores, corpos consulares, secretarias da administração municipal e convidados a programação oficial do evento que ocorrerá em novembro, na Expo Center Norte (dias 18, 19 e 20 aberto ao público).

A II Expo Internacional Dia da Consciência Negra celebrará o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), apresentando ao público 200 anos de luta dos negros no nosso país, a partir da independência. O recorte de informações nas exposições, debates e shows visa resgatar o protagonismo negro na luta pela abolição.

Leia Também:

O Expo Center Norte abrigará ambientes tecnológicos e sensoriais. Palestrantes nacionais e internacionais trarão reflexões entre o passado, o presente e o futuro, apontando e debatendo as raízes do racismo estrutural.

A II Expo é a parte visível da política pública "São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural", parceria da SMRI e da Secretaria Municipal de Educação (SME), e visa difundir a cultura negra e reafirmar a capital paulista como indutora do debate e das ações para promoção da igualdade racial, no país, e na América Latina.

A secretária municipal de Relações Internacionais do município de São Paulo, Marta Suplicy, destacou a importância da Expo para o combate ao racismo estrutural, lembrando que: "Temos um país com 55% da população de negros e de pardos, pessoas que não têm a mesma oportunidade que os brancos e, enquanto isso não for resolvido, não vamos virar uma verdadeira nação”.

 

Sobre a II EXPO

Neste ano, conforme explicou Marta Suplicy, o evento vai abordar 200 anos de luta dos negros, a partir da Proclamação da Independência, com recorte para as questões da abolição. "Falaremos dos movimentos e das lideranças que foram esquecidas ou apagadas ao longo da história".

A II Expo vai abordar os porquês de o Brasil ser uma sociedade em que o racismo estrutural resulta em exclusão social dos negros. Para Marta Suplicy, o caminho que a Prefeitura propõe, com a política pública "São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural", é de uma mudança cultural que tem início pelas escolas. "Vamos levar a consciência do racismo estrutural aos professores, profissionais da educação e às crianças em uma formação não racista”. Marta destacou que a política pública tem total apoio do prefeito Ricardo Nunes.

O secretário de Educação do município de São Paulo, Fernando Padula, falou sobre as ações da Pasta para garantir que alunos da rede municipal tenham direito a uma educação de qualidade e livre de racismo e pontuou: "adquirimos 174 títulos de livros sobre a cultura africana e afro-brasileira para as bibliotecas e escolas municipais”.  

A Gerente de Projetos da II Expo, Elaine Gomes, falou sobre o racismo que enfrentou e enfrenta diariamente, que é o reflexo que milhões de brasileiros passam em suas vidas e que limita as oportunidades, sobretudo, de educação, de acesso a empregos, condições de superação da pobreza. Tratou, também, dos 20 anos da Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas: “A gente luta, chora, persiste, briga e acredita que a lei deve ser observada e implantada integralmente".

Segundo Elaine Gomes, dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio é preciso contar com a aplicação dessa lei. "O meu desejo é que as pessoas se sintam motivadas a agir contra o racismo estrutural. É a nossa história, foi o que nós produzimos, pois somos protagonistas desta luta diária."

"Ser negro no Brasil é algo extremamente particular; cada um tem suas vivências e percepções. O autoconhecimento da negritude tem implicações sem volta no intelecto de uma pessoa negra, a militância requer força e coragem para se reestruturar diariamente", enfatiza Elaine Gomes.

O cumprimento das leis para o combate ao racismo estrutural, também, foi abordado por Tom Farias, jornalista e escritor, autor de 'Carolina, uma Biografia' e do romance 'A Bolha', entre outras obras, e colaborador na organização da II Expo.

 “Tem uma lei para ser cumprida. Se você não está do lado da lei, você é racista”, enfatizou Tom Farias. Para ele, a II Expo é uma oportunidade para resgatar a cultura negra e refletir sobre a questão racial. “O combate ao racismo é dever de todos nós.”

 

Serviço:

17 de novembro - abertura oficial

18 a 20 de novembro - aberta ao público

Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo-SP

Entrada gratuita.

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura Municipal de São Paulo
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )