Como funciona o cadastro
O formulário para cadastro estará disponível até o dia 20 de dezembro de 2024 e pode ser acessado online. Nele, os organizadores devem informar:
- Local do evento;
- Data prevista;
- Estimativa de público;
- Detalhes sobre a comercialização de produtos e montagem de estruturas, como tendas e palcos.
Facilidade no planejamento
O secretário da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Raphael Ribeiro, explica que o cadastro permite agilidade na aprovação das datas.
“Quem já tem eventos planejados para 2025 pode preencher o formulário a fim de facilitar a reserva do espaço e da data. Funciona como uma manifestação de interesse, mas não elimina a necessidade do licenciamento convencional nem impede que organizadores solicitem a aprovação posteriormente via Prefeitura Ágil”, esclareceu.
A medida não substitui o licenciamento obrigatório, mas ajuda a evitar sobrecarga de solicitações em datas específicas e otimiza a análise e aprovação.
Licenciamento convencional
Para formalizar o licenciamento, os responsáveis devem seguir o processo descrito na cartilha Liberação de Alvará para Eventos em Juiz de Fora e dar entrada no protocolo pelo sistema Prefeitura Ágil, com pelo menos 45 dias de antecedência. Se o prazo não for cumprido, o espaço será liberado para outros interessados.
Mais informações e dúvidas
Os organizadores podem esclarecer dúvidas pelo WhatsApp da Sesmaur: (32) 3690-7984.
Com esta iniciativa, a PJF pretende garantir uma gestão mais eficiente dos espaços públicos, atendendo melhor às demandas dos organizadores e da população.
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