Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Prefeita ministra aula para alunos do CPC no Teatro Paschoal Carlos Magno

Uma noite atípica ocorreu nesta terça-feira, 4, para os alunos dos Cursos Populares para Concursos (CPC) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Redação
Por Redação
Prefeita ministra aula para alunos do CPC no Teatro Paschoal Carlos Magno
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma noite atípica ocorreu nesta terça-feira, 4, para os alunos dos Cursos Populares para Concursos (CPC) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A prefeita Margarida Salomão proferiu uma aula para os estudantes das diversas turmas do curso preparatório no Teatro Paschoal Carlos Magno. Essa foi a primeira vez que muitos dos discentes estiveram no espaço cultural.

Foi uma oportunidade também da prefeita compartilhar sua experiência com os jovens, já que é mestre e doutora em Linguística, professora emérita da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e soma, em seu currículo, 40 anos de docência na instituição. Em 1998, Margarida tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da UFJF, e geriu o espaço por dois mandatos.

A prefeita deu dicas de estudos, falou do mundo acadêmico e sobre a importância da dedicação. “Não é fácil retomar os estudos. Temos uma vida tomada por outros compromissos que nos ocupam. Encontrar tempo para completar os estudos é corajoso. Hoje, metade dos alunos das universidades federais são de escolas públicas, introduzidos em 2004, com muita luta, quando era reitora, com o sistema de cotas. Portanto, vocês têm direito à metade dessas vagas e disputam com prioridade o financiamento estudantil. Nós mudamos a cara da universidade brasileira, que é um direito de todos. Conheçam as oportunidades de descobertas. A vida acadêmica é um novo mundo. Essa aventura em que estão se engajando é uma experiência de cada um. Apostem em vocês e acreditem”, enfatizou.

Publicidade

Leia Também:

Além da aula da prefeita Margarida Salomão, depoimentos exitosos chamaram atenção dos estudantes. Leandro Lisboa é o atual comandante da Guarda Municipal de Juiz de Fora, ingressou por meio de concurso público há 14 anos na instituição e foi aluno do CPC. Ele também compartilhou sua experiência com os novos alunos. “Para quem é preto, mora na periferia, é filho de empregada doméstica e não tem condições de ter educação privada é muito difícil. O que me salvou foi conhecer o CPC e ter acesso à educação para que eu pudesse conhecer outras possibilidades.”

Josiane Barbosa faz parte dos 21 aprovados do CPC, neste ano, na UFJF. Ela ingressou em primeiro lugar no curso de Serviço Social e se emocionou ao falar de ser a primeira da família a ingressar em uma universidade pública. “Não teria conseguido passar sem o CPC. Lá foi minha segunda família, tive todo o apoio de que precisava.”

Os cursinhos populares são iniciativas que visam aumentar a educação no município, além de serem uma oportunidade para quem não conseguiu concluir os estudos e, com isso, ampliar as possibilidades no mercado de trabalho. Além da sede na Rua Marechal Deodoro, há turmas oferecidas nos polos, nos bairros Nossa Senhora das Graças, Grama, São Pedro, Teixeiras, Benfica, Santa Lúcia e Linhares, aumentando o número de alunos em toda a cidade.

De acordo com a gerente do Departamento de Formação e Educação Permanente da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Flávia Beghini, são atendidos, no CPC, cerca de 1.400 alunos nos cursos preparatórios para o IF Sudeste, Pism I, II e III, várias turmas para Enem, preparatórios para concursos em geral, distribuídos nos três turnos, além de português básico, matemática básica e redação. São oferecidos, ainda, cursos on-line para a população em situação de rua e para servidores do Demlurb. 

 
 
 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais


#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )