Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

Políticas de Cotas: O Papel dos Comitês de Heteroidentificação no Acesso às Universidades Públicas"

"Análise Fenotípica e Desafios na Verificação de Critérios Raciais para Inclusão no Ensino Superior"

Victor Emmanuel
Por Victor Emmanuel
Políticas de Cotas: O Papel dos Comitês de Heteroidentificação no Acesso às Universidades Públicas
G1/Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um aspecto crucial no ingresso de estudantes em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou vestibulares é a escolha entre concorrer por ampla concorrência ou cotas.

Imaginemos um jovem de baixa renda que se autodeclara pardo e é aprovado para uma vaga reservada às cotas. Como ele pode comprovar sua identificação com os critérios raciais estabelecidos? A palavra do aluno basta ou há necessidade de uma verificação?

O processo de verificação varia de acordo com as políticas de cada universidade. Algumas instituições aceitam apenas a autodeclaração do candidato, enquanto outras optam por implementar comitês de heteroidentificação.

Leia Também:

Os comitês de heteroidentificação consistem em bancas compostas por especialistas que analisam a aparência física do candidato para determinar se ele é socialmente identificado como negro. Esta análise fenotípica não leva em conta a ancestralidade do candidato, mas sim como ele é percebido pela sociedade no cotidiano.

Embora os defensores das cotas argumentem que os comitês são necessários para evitar fraudes e garantir que as vagas sejam direcionadas aos grupos corretos, há críticas de que esse processo pode ser constrangedor e subjetivo para os candidatos.

Portanto, a utilização dos comitês de heteroidentificação e os critérios de avaliação dos candidatos variam entre as universidades, refletindo a complexidade das políticas de inclusão e diversidade no ensino superior.

 
 
 
Comentários:
Victor Emmanuel

Publicado por:

Victor Emmanuel

Aluno do sétimo período de jornalismo da Estácio

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )