A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Smoke Trail, com o objetivo de desarticular uma rede criminosa de contrabando de cigarros de origem estrangeira, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Um dos alvos da ação foi o município de Guiricema, na Zona da Mata mineira.
A investigação, iniciada em 2023, teve como ponto de partida a prisão em flagrante de um indivíduo transportando um caminhão com 220 caixas de cigarros contrabandeados. O aprofundamento das investigações revelou a existência de uma organização criminosa que distribuía a mercadoria ilegal no Espírito Santo, utilizando caminhões e motoristas especializados no transporte de cargas clandestinas escondidas em meio a produtos lícitos.
Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, valores e imóveis que somam aproximadamente R$ 5 milhões. Além de Guiricema, os mandados foram executados em Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba e Itapemirim, no Espírito Santo.
Os investigados responderão pelos crimes de contrabando, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A PF identificou que a organização criminosa realizava depósitos em contas de terceiros, os chamados "laranjas conscientes", e registrava imóveis em nome dessas pessoas para ocultar a verdadeira posse dos bens.
A Operação Smoke Trail segue em andamento, e a Polícia Federal continua investigando os envolvidos para identificar todos os integrantes da rede criminosa.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.