Nesta quinta-feira, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou uma plataforma on-line, baseada no Microsoft Power BI, que disponibiliza dados sobre pessoas desaparecidas e localizadas em todo o estado.
Esses dados, que estão acessíveis ao público, podem ser consultados pela internet e contam com informações detalhadas sobre o desaparecimento de pessoas em Minas Gerais desde 2019 até o momento.
De acordo com a delegada Ingrid Estevam, chefe da Divisão Especializada de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), essa ferramenta será crucial para uma melhor compreensão do cenário dos desaparecimentos no estado.
Além disso, ela permitirá uma análise aprofundada e detalhada das ocorrências, auxiliando tanto as autoridades quanto a sociedade em geral no enfrentamento desse problema.
"Para que haja a otimização de políticas públicas voltadas ao trabalho de localização de pessoas, é fundamental termos o ‘mapa’ do desaparecimento no estado. Sabermos o número de desaparecidos e localizados, conhecermos o perfil de desaparecidos, além de tantos outros dados relevantes, é, certamente, um grande avanço da PCMG na matéria de desaparecimento", afirma.
A jornalista e analista da Polícia Civil de Minas Gerais, Iriana Mol, a plataforma também vai auxiliar o trabalho da imprensa. “A plataforma trará mais rapidez e autonomia para os jornalistas, que poderão acessar os dados no momento que necessitarem, inclusive usando filtros de busca que os ajudarão a se adequarem ao enfoque de cada pauta”, pontuou ela.