A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou uma operação abrangente visando combater o crime nas cidades que compõem o 13º Departamento em Barbacena. As atividades, realizadas em parceria com outros órgãos de segurança pública, tiveram como objetivo primordial aumentar a segurança da população local.
Durante as últimas duas semanas, uma série de ações preventivas e repressivas foi conduzida em municípios como Barbacena, Alto Rio Doce, Santos Dumont, Conselheiro Lafaiete, Piranga, Congonhas, Ouro Branco, Carandaí, São João del-Rei, Ritápolis e Andrelândia.
Blitz e mandados de busca resultam em prisões e apreensões
Em Barbacena, foram realizadas ações para combater o tráfico de drogas e outras atividades criminosas, incluindo uma ronda noturna para identificar veículos furtados ou roubados, bem como deter indivíduos praticando "rolezinho" criminoso. Além disso, houve abordagens a veículos, motocicletas e transeuntes, resultando na verificação de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Em Santos Dumont, a PCMG cumpriu dois mandados de busca e apreensão como parte de investigações em andamento.
Prisões e apreensões em Conselheiro Lafaiete e Piranga
Em Conselheiro Lafaiete, um homem foi preso em flagrante com um revólver calibre 32, munições e drogas em sua residência. Além disso, diversos mandados de prisão e busca foram executados, resultando na detenção de cinco suspeitos e na apreensão de três adolescentes envolvidos em homicídios.
Já em Piranga, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra suspeitos de homicídio, resultando também na apreensão de drogas e celulares.
Operações em outras cidades da região
As ações da PCMG se estenderam por diversas outras cidades, incluindo Congonhas, Ouro Branco, Carandaí, São João del-Rei, Ritápolis e Andrelândia, onde foram realizadas blitz, prisões e apreensões de drogas e armas, além do cumprimento de mandados de busca e prisão relacionados a crimes como tráfico de drogas, violência doméstica e ameaças.