A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou nesta quinta-feira (26/12), em Teófilo Otoni, os avanços nas investigações do grave acidente ocorrido na BR-116, na madrugada do último sábado (21/12). O acidente, que resultou na morte de 41 pessoas, mobilizou equipes técnicas e peritos especializados.
Durante a manhã, peritos criminais realizaram um novo levantamento no local do acidente utilizando o scanner 3D, tecnologia que permite a criação de modelos virtuais para entender a dinâmica do ocorrido. Segundo o delegado Amaury Tomaz Tenório de Albuquerque, do 15º Departamento de Polícia Civil, a investigação inclui análise pericial, coleta de vestígios e exames toxicológicos.
Os corpos das vítimas foram submetidos a necropsia em Teófilo Otoni e, em casos de maior carbonização, encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) em Belo Horizonte. Até o momento, 16 corpos foram identificados, sendo 13 por meio de exames de digitais e 3 por odontologia legal. O trabalho agora segue com confrontos de DNA realizados pelo Instituto de Criminalística da PCMG.
Leia Também:
O perito criminal Felipe Dapieve explicou que a coleta de material genético dos familiares pode ser feita nos estados de origem das vítimas, em parceria com a Polícia Civil local e o Banco Nacional de Perfis Genéticos, dispensando o deslocamento a Minas Gerais.
Na coletiva de imprensa, o delegado Amaury Tomaz reforçou o compromisso com a apuração completa do acidente. Ele informou que todos os motoristas envolvidos foram ouvidos, e vestígios, como imagens de câmeras da rodovia, estão sendo analisados para determinar as circunstâncias exatas do acidente.
foto: Polícia Civil
Além disso, a Polícia Civil está verificando a manutenção dos veículos, condições dos pneus e as cargas transportadas. "Nosso objetivo é reunir provas técnicas e testemunhais que possam esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos", afirmou o delegado.
Para apoio aos familiares, a PCMG disponibilizou o telefone (31) 3379-5059 para orientações sobre o processo de identificação e liberação dos corpos.
As investigações continuam com empenho máximo das equipes policiais para trazer respostas a um dos acidentes mais trágicos das estradas mineiras.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.