Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 21 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Tecnologia

Plataforma de IA auxilia estudantes na preparação para o Enem na Rede Estadual de Ensino de Minas

Plataforma adaptativa oferece livros digitais das quatro áreas de conhecimento do Enem

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
/ 50 acessos
Plataforma de IA auxilia estudantes na preparação para o Enem na Rede Estadual de Ensino de Minas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A integração da inteligência artificial (IA) na rede estadual de ensino marca um avanço significativo na educação, trazendo benefícios e possibilidades inovadoras. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), adquiriu a ferramenta Estudo Play, aliando tecnologia aos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Disponível a partir desta quarta-feira (24) para os estudantes do 3º ano do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Estudo Play é uma plataforma adaptativa que oferece livros digitais das quatro áreas de conhecimento do Enem. Além disso, disponibiliza videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios de desempenho individuais e trilhas personalizadas de estudo baseadas nas dificuldades de cada estudante.

Leia Também:

 

A diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti, destaca a eficiência da ferramenta. “Uma das vantagens dessa ferramenta é que a inteligência artificial é capaz de ler a letra manuscrita". Basta o estudante redigir o seu texto no formato do Enem, respeitando as linhas e quantidade de letra, e depois tirar uma foto da redação no aplicativo, explica.

 

A correção das redações é feita em poucos segundos, fornecendo feedback sobre as cinco competências da redação do Enem, sugerindo melhorias e indicando livros e filmes complementares. Vanessa acredita que a ferramenta potencializará as habilidades de escrita dos estudantes.

 

A plataforma utiliza inteligência artificial para corrigir as redações, empregando algoritmos avançados para analisar aspectos como gramática, coesão textual e argumentação. “Em poucos segundos, essa redação é corrigida, trazendo as cinco competências da redação do Enem, apontando possibilidade de melhorias, e indicações de livros e filmes que podem complementar o assunto. Entendemos que essa é uma ferramenta que vai potencializar bastante as habilidades de escrita dos nossos estudantes”, analisa Vanessa Nicoletti.

 

Angelina Martins, estudante da Escola Estadual Modestino Andrade Sobrinho, em Sete Lagoas, expressa sua expectativa em relação à ferramenta. “Eu fiz o Enem no ano passado e me senti insegura, pois não tinha uma plataforma para estudar e me orientar na redação. Tenho expectativa de que essa ferramenta me oriente e auxilie nos estudos das matérias que podem ser cobradas no Enem, e na redação, principalmente na correção das redações, o que será muito útil”.

 

A plataforma oferece simulados que replicam o formato e a estrutura do exame real, abrangendo todas as áreas de conhecimento testadas no Enem. Os relatórios individuais de desempenho fornecem análises detalhadas do progresso e do desempenho de cada estudante.

 

Como acessar

 

Os estudantes podem acessar a plataforma através do site www.enem.educacao.mg.gov.br ou baixar o aplicativo Enem MG, disponível para sistemas IOS e Android. No primeiro acesso, será solicitada a mudança de senha para uma de uso pessoal.

 

A SEE/MG planeja estender o acesso para todos os anos do ensino médio nos próximos anos. A plataforma já obteve sucesso em aumentar a aprovação no Enem PPL (voltado para pessoas privadas de liberdade) de 2021 para 2022 na Paraíba, além de atender estudantes de 16 estados brasileiros.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

 

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )