Na última quinta-feira, 9, o Grupo Caravana de Histórias apresentou o espetáculo “Pedepoesia” como uma vivência artística durante reunião de coordenadoras pedagógicas que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da ação é estimular a presença mais efetiva da Arte nesta modalidade da rede municipal de ensino.
A proposta é pensada a partir do eixo trabalhado pela EJA neste semestre, que envolve cultura e cidadania, e para isso os departamentos de Ensino Fundamental (DEF) e de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF) da Secretaria de Educação iniciaram a construção um Plano de Ação inovador para o segmento.
De acordo com o supervisor de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania (Spac), Cristiano Fernandes, “a ideia é levar o espetáculo para as 35 escolas que trabalham com Educação de Jovens e Adultos, elegendo o gênero poético para as ações pedagógicas com os estudantes”.
A partir do mẽs de abril, uma vez por mês, os professores e estudantes assistirão ao espetáculo e a partir dele irão criar apresentações artísticas que culminarão no evento "Festeja", que será incluído na programação do 2º Literarte, a ser realizado no segundo semente deste ano.
Para a supervisora da Educação de Jovens e Adultos (Seja), Joseana de Miranda Rezende, “nosso objetivo para EJA é ampliar as matrículas, e uma vez que essa matrícula seja ampliada, que os nossos alunos permaneceram na escola, e para que isso aconteça é necessário uma energia vibrante prazerosa e que desperte o interesse do aluno para o conhecimento”.
A partir desse desejo foi pensado um trabalho em parceria com a Caravana de Histórias para levar a arte à escola e que ela se tornasse então o centro do trabalho a ser desenvolvido. Joseana contextualiza citando uma frase do pintor suíço naturalizado alemão, Paul Klee: “A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver”.