Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

PJF promove projetos de arte e lazer em 2022 através do programa Boniteza

Objetivo é incentivar a utilização dos espaços públicos na cidade

Redação
Por Redação
PJF promove projetos de arte e lazer em 2022 através do programa Boniteza
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em 2022, o Programa Boniteza da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu ações e projetos para incentivar intervenções culturais, artísticas e de lazer. O objetivo é incentivar a utilização dos espaços públicos. Entre as iniciativas estão o “Praça Quente pra Toda Gente”, o “Rua de Brincar”, o “Colorindo o Habitar”, o “É Nóis na Praça”, o “Caminhos das Artes Urbanas”, o “Rolê da Cidadania” e as hortas comunitárias. 

O Programa Boniteza é coordenado pela secretária de governo, Cidinha Louzada. “Queremos uma cidade viva, alegre e colorida. Isso também é cuidar de Juiz de Fora. Então, além do trabalho integrado para garantir a zeladoria do município, o Programa Boniteza incentiva a democratização dos espaços públicos. Que as ruas sejam ocupadas por arte, cultura e lazer”, afirma a secretária. 

“Praça Quente pra Toda Gente” foi apresentado em janeiro de 2022 visando aproximar a comunidade de praças públicas. Levando diversas atividades de esporte e lazer, como brinquedos, oficinas, além de contar com ações educativas e socioculturais. A praça Senador Teotônio Vilela, no bairro Vitorino Braga; a praça Áureo Gomes Carneiro, no bairro Grama; e a praça do Ipiranga, no bairro Ipiranga, foram contempladas com as atividades e feiras e exposições da população dos bairros. No dia do trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, foi realizada uma edição especial dos eventos “Rua de Brincar” e “Praça Quente pra Toda Gente” na Avenida Brasil e na Praça Teotônio Vilela.

Leia Também:

O “Rua de Brincar” é uma iniciativa do Programa Boniteza para estimular a prática de atividades ao ar livre. O projeto começou no final de 2021 com o intuito de trazer brincadeiras e atividades para a população de todas as idades. Em 2021, o projeto foi inaugurado na Avenida Brasil e no bairro Santa Cruz. Em 2022, o projeto promoveu um espaço democrático de lazer em seis novos locais: RetiroPonte PretaSanta LuziaDom BoscoSanto AntônioJóquei I. Uma edição especial de dia das crianças foi realizada no Parque Municipal de Juiz de Fora e recebeu quase 9 mil pessoas no dia 12 de outubro.

O “Colorindo o Habitar” prevê melhorias urbanas e artísticas, com destaque para a pintura das fachadas e vielas do bairro Esplanada. A intenção dessa ação é reafirmar a identidade e pertencimento dos moradores da região e requalificar o espaço. A população irá participar de todo o processo do projeto, no qual a Prefeitura irá disponibilizar cursos de pintura para os voluntários. Melhorias na acessibilidade do bairro também serão realizadas, como a revitalização do escadão. A portaria assinada pela prefeita neste ano cria uma iniciativa para executar um dos maiores macro murais do Brasil

“É nóis na Praça” é um programa que leva revitalização para as praças da cidade. O uso de cores e artes nesses espaços buscam atrair a população, além de incentivar e impulsionar artistas juizforanos, como Stain One e Pekena, que realizaram as intervenções nas praças Menelick de Carvalho e Pedro Marques, respectivamente. Antes das intervenções, a Prefeitura realizou uma roda de conversa com os moradores das regiões para ouvir opiniões a respeito da renovação do espaço.

“Caminho das Artes Urbanas” (Caur) foi uma iniciativa do Programa Boniteza para realizar intervenções artísticas nos abrigos de ônibus. Quatro coletivos foram escolhidos para realizar o trabalho, sendo eles o “Alcateia Urbana", "Caminho Estúdio Criativo", "Graffiteiras da Mata" e "Underground Graffiti Crew". Ao todo, 52 pontos receberam os trabalhos artísticos. 

A Prefeitura também realizou o “Rolê da Cidadania” em setembro, levando ações culturais e recreativas, atendimentos sociais e serviços para a população de Juiz de Fora, com atividades como vacinação, oficinas, adoção de cachorros e brinquedos infláveis infantis. Três edições foram realizadas: nas Praças CEU, no bairro Benfica; na Teotônio Vilela, no bairro Vitorino Braga; e na Escola Tancredo Neves, em São Pedro. 

Por fim, já no final do ano, duas hortas comunitárias foram instauradas na zona norte do município. Em parceria com a MRS Logística, os bairros Jóquei II e Benfica receberam a montagem desses espaços de integração visando levar alimentos de qualidade para a região. Um dos alvo do projeto também é promover a reciclagem e estimular a educação ambiental para os moradores através de oficinas e encontros . 

A coordenação da Secretaria de Governo (SG) foi essencial na execução das ações em prol da melhoria de Juiz de Fora. A gerente da SG e uma das coordenadoras dos projetos, Maíres Barbosa, ressalta a iniciativa. “Esses projetos do Programa Boniteza mostram a importância da promoção do lazer e das intervenções artísticas para ocupação dos espaços públicos. São projetos que democratizam o lazer e valorizam a arte, mostrando o  cuidado com a cidade e  com as pessoas”, explica.

Programa Boniteza
 

Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb);  Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Turismo (Setur); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).

 

 

 

 

#noticias, #juizdefora, #pjf, #rcwtv, #jfnews, #juiz de fora, #projetos, #boniteza, #arte, #lazer

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )