Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

PJF de UFJF firmam convênio para estudos na área da segurança

A cooperação não implica repasse de recursos

Nelson Haroldo
Por Nelson Haroldo
/ 94 acessos
PJF de UFJF firmam convênio para estudos na área da segurança
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acabam de celebrar acordo de cooperação para realização de projeto com foco na segurança. Intitulado “Geografia do crime em Juiz de Fora: inteligência, prevenção e troca de saberes sobre violência”, o estudo busca trabalhar e organizar informações, traduzidas em instrumentos de visualização mais apurados sobre o cenário local. Conforme plano de trabalho estabelecido, a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) vai fornecer dados municipais para produção de pesquisa ao Núcleo de Geografia Aplicada (Nugea/UFJF). A cooperação não implica repasse de recursos.

Sistematizar o banco de dados gerado pela Guarda Municipal, que tem toda sua atividade registrada na plataforma digital do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD), fornecida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é uma das metas a serem cumpridas no prazo de 24 meses. Elaborar relatórios e artigos, analisando a dinâmica criminal em Juiz de Fora, bem como a distribuição espacial dos equipamentos de segurança urbana; propor grupo de estudos, oficinas e seminários completam o pacote de produtos a serem apresentados.

Outra consequência esperada da parceria é o incremento da troca de experiência e conhecimento para a consolidação do Observatório Municipal de Violência e Criminalidade, órgão em funcionamento desde o último ano em Juiz de Fora, que vem produzindo dados estatísticos sobre o fenômeno da violência na cidade, à exemplo do raio x da violência contra a mulher em Juiz de Fora publicado no Boletim de Vigilância das Violências.

Leia Também:

O estreitamento de relações com a Universidade não somente vem sendo buscado a fim de conferir qualificação acadêmica às atividades da segurança, como atende a metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Lei 14242 / 2021). A meta 3 do eixo estratégico Pesquisa e Produção de Inteligência descreve exatamente a necessidade de fomentar, junto às instituições de ensino superior, a produção de pesquisas voltadas para a questão da segurança pública e cidadania, considerando, prioritariamente, os projetos de pesquisa e extensão, que se comprometam com o retorno de seus resultados para a população pesquisada.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
Nelson Haroldo

Publicado por:

Nelson Haroldo

Cursando o oitavo período de jornalismo na Universidade Estácio de Sá, em Salvador/Bahia. Polo Shopping Bela Vista.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )