Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 28 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

PJF celebra convênio com instituições de ensino para atividades de aprendizado, pesquisa e extensão na saúde

Neste primeiro momento, serão disponibilizadas aproximadamente 1.400 vagas a estudantes das áreas de saúde de Juiz de Fora, no convênio válido por um ano

Nelson Haroldo
Por Nelson Haroldo
PJF celebra convênio com instituições de ensino para atividades de aprendizado, pesquisa e extensão na saúde
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) assinou na tarde desta quinta-feira, 9, junto às instituições de ensino superior do município, o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes). A assinatura possibilita localmente os termos de cooperação e convênios com os estabelecimentos de educação e de Saúde para disponibilização de cenários de práticas, pesquisa e extensão para a formação no âmbito técnico, graduação, pós-graduação e residências, por meio desta parceria.

Este dispositivo faz com que os estabelecimentos de saúde da rede municipal se tornem aptos a receber estagiários e estagiárias que complementarão o atendimento ao usuário, junto com profissionais que atuarão na orientação e preceptoria desses futuros profissionais, auxiliando na formação acadêmica. Isso resultará em uma melhor qualificação de profissionais e do serviço de saúde à população. Neste primeiro momento, serão disponibilizadas aproximadamente 1.400 vagas a estudantes das áreas de saúde de Juiz de Fora, no convênio válido por um ano.

Segundo o secretário de Saúde, Ivan Chebli, “é um desafio para todos nós: que criemos uma rede de promoção da saúde. Uma rede de proteção social. E essa parceria que se estabelece a partir de hoje é fundamental. Hoje, temos três grandes desafios: recuperar a confiança da população na imunização, controlar ou estabilizar os agravos aos pacientes com doenças crônicas e ajustar o modelo de atenção para o envelhecimento da população. Essa parceria significa somar forças para a gente ampliar e qualificar o cuidado”.

Leia Também:

Além de possibilitar as oportunidades de estágio, o Coapes também prevê contrapartidas por parte das instituições de ensino para com o sistema de saúde por meio de formação dos servidores, manutenção de equipamentos, pequenas reformas, entre outros.

Conforme o gerente do Departamento de Programas, Ações Estratégicas e Gestão Participativa e coordenador da Comissão Executiva Municipal , Flávio Henrique de Almeida Junior, “as contrapartidas podem ser convertidas em formação, em educação permanente e continuada, em reformas, insumos. Por isso é muito estratégico para nós pensarmos este

instrumento, pois, à medida que nós recebemos o acadêmico no campo, a gente também recebe a contrapartida, já que este estudante passa a conhecer a realidade da saúde pública, a rede do SUS, e a probabilidade dele permanecer é muito grande”.

A portaria 286 de setembro de 2023 da Secretaria de Saúde, que institui as diretrizes do Coapes local, é baseada em uma portaria do Ministério da Saúde (MS), publicada em 2015, importando essas boas práticas de integração saúde/educação em nosso município.

Participam deste convênio junto à PJF a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Hospital Universitário (HU-UFJF), Universidade Estácio de Sá, Universidade Unopar, Cecon Rede de Ensino, Proz Educação, Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Escola Elisabeth Rombach, Grau Técnico, Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), Hospital Regional João Penido, Instituto Granbery, Faculdade Suprema, Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Centro Universitário do Sudeste Mineiro (Unicsum), Santa Casa de Misericórdia, Iespe-Pós e extensão em Saúde, e o Instituto Educar Juiz de Fora.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
Nelson Haroldo

Publicado por:

Nelson Haroldo

Cursando o oitavo período de jornalismo na Universidade Estácio de Sá, em Salvador/Bahia. Polo Shopping Bela Vista.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )