A parceria histórica entre o Governo de Minas e a província japonesa de Yamanashi ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (28/8), em Belo Horizonte. O governador Romeu Zema recebeu o vice-governador Jun’ichi Ishidera, no Palácio da Liberdade, para discutir cooperação em prevenção de desastres, sustentabilidade e programas de intercâmbio para jovens mineiros.
Cooperação em prevenção de riscos
Durante o encontro, Zema destacou a importância da colaboração para o fortalecimento da Defesa Civil. Segundo ele, ações de prevenção e estudos de inteligência já mostram resultados positivos e devem gerar novos avanços para Minas Gerais.
“Fico muito feliz com essa parceria. Tenho absoluta convicção de que ainda colheremos muitos frutos dessa cooperação histórica”, afirmou o governador.
Meio século de amizade
A relação entre Minas e Yamanashi ultrapassa 50 anos. Em 1973, foi assinado o Acordo de Irmanamento, o mais antigo do Estado. Desde então, iniciativas conjuntas beneficiam diferentes áreas. Minas Gerais é o único estado-irmão da província japonesa na América Latina e Caribe.
O vice-governador Ishidera celebrou os avanços recentes e destacou o comprometimento de Zema: “Nossa visita está sendo muito produtiva. Conversamos sobre sustentabilidade, intercâmbio de jovens e prevenção de desastres. A parceria está ativa e avançando nessas frentes”.
Reconhecimento à Defesa Civil
Ainda no Palácio da Liberdade, Zema recebeu a homenagem “Mérito de Gestão em Defesa Civil”, nível Brasil, concedida pelo Conselho Nacional de Gestores e Coordenadores Estaduais. A medalha reconhece esforços na proteção da população e fortalecimento das ações de defesa civil.
O coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, chefe do Gabinete Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, ressaltou que Minas hoje evoluiu de uma gestão de desastres para uma gestão de riscos. Ele destacou ainda a iniciativa Defesa Civil nas Escolas, fruto da cooperação com Yamanashi, que promove educação e autoproteção entre crianças mineiras.
Avanços para o futuro
A proposta do Encontro de Coordenadores Estaduais de Defesa Civil, que contou com a presença do vice-governador japonês, reforça a busca por aprimorar a gestão de riscos e garantir mais segurança à população em situações de emergência.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se