A partir desta sexta-feira, crianças de 6 a 8 anos da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora começarão a enxergar o mundo de uma nova maneira. Uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a empresa ArcelorMittal garantirá a entrega de aproximadamente 300 óculos para estudantes de 16 escolas municipais que apresentam dificuldades visuais.
Iniciativa "Ver e Viver/Miguilim JF"
O projeto, intitulado "Ver e Viver/Miguilim JF", é uma colaboração entre a PJF e a ArcelorMittal, com o objetivo de fornecer óculos para crianças que necessitam. As primeiras a receber os óculos serão os alunos da Escola Municipal Professora Dilamar Carvalho dos Santos, localizada no bairro Miguel Marinho, zona norte da cidade.
Formação e Identificação de Necessidades
Antes da entrega dos óculos, profissionais do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (DIAE) da Secretaria de Educação (SE) passaram por uma série de encontros de formação. Eles foram responsáveis por identificar as necessidades visuais dos estudantes, encaminhando-os para avaliação oftalmológica e possível confecção dos óculos de forma gratuita.
Impacto no Rendimento Escolar
O programa da ArcelorMittal, que inclui a doação dos óculos, tem um impacto direto no rendimento escolar das crianças, que poderiam ter sua aprendizagem prejudicada por problemas visuais. O projeto está alinhado com a competência 8 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Juiz de Fora, recebeu o nome de "Ver e Viver/Miguilim JF" em homenagem ao personagem Miguilim, do livro "Campo Geral" de Guimarães Rosa, que sofre de miopia.