RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Região

"Palácio da Liberdade Bate Recorde de Visitação nas Férias de Julho"

"Mais de 164 mil visitantes participam das atividades culturais no histórico edifício no primeiro semestre de 2024"

GERALDO GOMES
Por GERALDO GOMES
Poly Acerbi
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Palácio da Liberdade, um dos marcos históricos de Belo Horizonte, registrou um recorde de visitação durante as férias de julho. Ao todo, 36.566 pessoas visitaram o local, um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 25.569 visitantes foram contabilizados. Este aumento significativo é atribuído a uma programação diversificada e inclusiva, pensada especialmente para o período de recesso escolar.

Desde janeiro, o Palácio da Liberdade já recebeu mais de 164.746 visitantes, o que representa um crescimento de 26,7% em comparação ao primeiro semestre de 2023. Essa crescente popularidade destaca o papel do Palácio como um espaço cultural acessível e pertencente ao povo mineiro.

Júlia Kern Castro, produtora cultural e integrante do educativo do Palácio da Liberdade, celebra o aumento do interesse público: “Temos percebido um maior interesse da população de BH e de turistas no Palácio da Liberdade. Eventos como o Férias no Palácio, exposições temporárias e atividades fixas da nossa programação têm surtido efeito. O Palácio está sendo acessado por todos”.

Leia Também:

Para atrair o público, especialmente crianças, durante as férias, a equipe do Palácio elaborou uma programação que valoriza o patrimônio de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Entre os destaques, estava a visita mediada, direcionada às crianças, que contou a história do Palácio de maneira lúdica e acessível. A exposição "A valorização e o resgate de nossa cultura", celebrando o trabalho de Yara Tupynambá e as afromineiridades, também foi um ponto alto da programação.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, a popularidade do Palácio é um reflexo do sucesso dos esforços de democratização cultural: “Uma das coisas mais bonitas que temos em Minas Gerais é o Palácio da Liberdade, mas muito mais bonito é ver as pessoas nele. Ninguém precisa marcar hora para vir ao Palácio, tanto nos jardins quanto no interior. Mesmo a restauração está sendo feita com a visita das pessoas. Crianças, jovens, adultos, todo mundo nesta que é a Casa de Minas Gerais. Uma alegria imensa ver isso acontecendo”.

Ekos da Liberdade: Visitação e Restauro Simultâneos

Desde o ano passado, o Palácio da Liberdade passa por um processo único de restauração que pode ser acompanhado de perto pelos visitantes. O projeto Ekos da Liberdade, que visa a conservação do patrimônio tombado desde 1975, mantém uma programação cultural intensa, incluindo programas de educação patrimonial e visitas guiadas.

O projeto, realizado pelo Instituto Biapó e inserido no Programa Minas Para Sempre, é uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Com um repasse inicial de cerca de R$ 10 milhões, as obras de restauro e conservação são monitoradas pela Secult-MG e pelo Iepha-MG.

Ana Carolina de Almeida Rosário, arquiteta de 24 anos, aproveitou a visita de sua mãe para explorar o Palácio: “Infelizmente, muitos patrimônios antigos já foram derrubados ou estão em um estado muito grande de degradação, e as próximas gerações não terão oportunidade de conhecer nossa história. Acho muito necessária essa reforma e ela está acontecendo de uma forma muito bacana, porque não atrapalha as pessoas continuarem visitando. Hoje, visitamos todos os cômodos do segundo andar, ouvimos uma palestra sobre a sala principal e fizemos também um passeio na área do jardim”.

Com uma programação dinâmica e inclusiva, o Palácio da Liberdade se reafirma como um espaço vital para a preservação e promoção da cultura mineira, atraindo cada vez mais visitantes e consolidando seu papel no cenário cultural de Belo Horizonte.

 Gostou da matéria? Compartilhe com quem você gosta! Para não perder nada, entre agora no nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia diretamente no seu celular. Clique no link https://bit.ly/455qi8H e fique atualizado em tempo real. Junte-se a nós e não perca nenhuma novidade!

GERALDO GOMES

Publicado por:

GERALDO GOMES

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV,...

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano