Representantes dos órgãos que compõem o Plano de Contingência do Período Chuvoso em Juiz de Fora participaram de uma palestra sobre o Sistema de Comando de Operações (SCO), oferecida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Ministrada pelo 1° Tenente Daniel William Simião Bridi, comandante do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres do 4° Batalhão de Bombeiro Militar (PEMAD - 4° BBM), a palestra abordou as etapas e ações cruciais durante operações de emergência.
O Sistema de Comando de Operações é uma ferramenta gerencial fundamental para comandar, controlar e coordenar operações de resposta em situações críticas. A palestra faz parte dos preparativos do Plano de Contingência, que busca uma ação integrada entre as secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e órgãos externos para garantir uma resposta rápida e eficaz diante de situações de emergência.
Este foi o terceiro encontro do Plano de Contingência do Período Chuvoso 2023/2024, que realiza reuniões mensais desde setembro. Amanda Rodrigues, assessora da Defesa Civil da PJF, destaca a importância desses encontros para manter as equipes alinhadas no atendimento às emergências. "Durante a vigência do Plano de Contingência do Período Chuvoso, entre outubro e março, é fundamental que sejam realizadas reuniões para integração das equipes. Os encontros permitem ainda a troca de experiências e conhecimentos de todos os envolvidos, possibilitando ajustes e garantindo a eficiência da resposta aos desastres", enfatiza Amanda.
Participaram do encontro representantes de diversas secretarias, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Cesama, Empav, Gasmig e Superintendência Regional de Ensino (SRE).
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.
Comentários: