Em mais uma etapa da Operação Hefesto, realizada nesta quinta-feira (31), forças de segurança e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) intensificaram a fiscalização de estabelecimentos que comercializam materiais metálicos na cidade. Nove locais foram inspecionados nas regiões Centro, Vitorino Braga e Ladeira, resultando na emissão de 18 documentos de autuação por diversas irregularidades.
Principais irregularidades encontradas:
- Falta de documentação: Estabelecimentos foram autuados por não possuírem alvará de funcionamento ou documentação que comprove a origem dos materiais.
- Condições inadequadas de armazenamento: Foram identificadas situações de armazenamento de materiais que colocavam em risco a segurança dos trabalhadores e do público.
- Infrações ao Código de Posturas: Irregularidades como obstrução de vias públicas e falta de cobertura adequada para os materiais armazenados também foram constatadas.
A ação conjunta visa coibir o comércio ilegal de materiais furtados, como fios de cobre e tampos metálicos. Além disso, a operação busca verificar o cumprimento da legislação específica para o setor e as condições de segurança dos estabelecimentos. O combate ao comércio ilegal de materiais furtados traz benefícios para a cidade, como a redução da ocorrência de furtos, a proteção do patrimônio público e a garantia da continuidade dos serviços essenciais.
A Operação Hefesto é realizada em parceria entre a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e Fiscalização de Posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur). O objetivo principal da operação, iniciada em 2021, visa combater o crime de receptação, que consiste na compra de materiais furtados. A pena para esse crime pode variar de três a oito anos de reclusão. Ao coibir a comercialização de produtos de furto, a operação desestimula a prática de furtos, especialmente de cabos elétricos, tampos metálicos e outros materiais que são facilmente comercializados em depósitos e ferros-velhos.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.