A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira, dia 06, a operação denominada de “Erga Omnes”. O trabalho realizado visava cumprir 80 mandados de busca e apreensão e realizou a prisão de mais de 40 suspeitos por envolvimento com o tráfico de drogas e participação em organizações criminosas atuantes dentro e fora dos presídios. Os mandados foram cumpridos em mais de 30 bairros de Poços de Caldas e também no interior do Estado de São Paulo, em Campinas e Sumaré.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Edson Rogério de Morais, a operação teve como resultado a apreensão de grande quantidade de drogas, cerca de 20 mil reais em dinheiro e armas de fogo. O delegado destaca, também, a participação de policiais de mais de 40 cidades, contando com equipes especializadas, canil e apoio aéreo na infraestrutura da operação.
O início da operação
A Delegada Regional da Polícia Civil, Maria Cecília Gomes Flora, explica que o trabalho de inteligência teve início há 6 meses, quando a polícia identificou alguns alvos e passou a monitorar as facções criminosas e as relações mantidas entre elas. O delegado Cleyson Rodrigo Brene relatou, em coletiva de imprensa, que essas facções criminosas vinham cometendo os delitos de dentro dos presídios e em mais de 30 bairros, além de realizarem a comercialização dos pontos de drogas dos bairros. Foram monitoradas cerca de 7 facções criminosas, o que acarretou na prisão das dezenas de suspeitos.
A operação Erga Omnes é a primeira fase de operações e trabalho conjunto entre as polícias no combate ao tráfico de drogas e na atuação do crime organizado na região.