RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 16 de Marco de 2025
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Policial

Operação da PCMG em Juiz de Fora combate o comércio ilegal de peças automotivas

Mais de 100 peças automotivas apreendidas e um homem preso durante ação de fiscalização no bairro de Lourdes

Cristiane Oliveira
Por Cristiane Oliveira
Operação da PCMG em Juiz de Fora combate o comércio ilegal de peças automotivas
PCMG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última sexta-feira (7/2), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou uma operação de fiscalização no bairro de Lourdes, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, visando o combate ao comércio irregular de peças automotivas. Durante a operação, intitulada "Desmantellatio", as autoridades prenderam um homem de 30 anos e apreenderam mais de 100 peças automotivas, todas sem comprovação de origem. A operação foi coordenada pelo delegado Márcio Savino e envolveu as 5ª e 6ª Delegacias da PCMG, com o objetivo de combater o mercado clandestino de peças de veículos na cidade.

A operação teve como foco a fiscalização de desmanches de veículos e o comércio de peças automotivas sem a devida regularização, que são frequentemente utilizadas de forma ilegal em carros reparados. A prática de revenda de peças automotivas sem a devida documentação, como nota fiscal, coloca em risco a segurança dos consumidores, além de ser uma atividade criminosa que prejudica tanto a economia formal quanto a integridade dos veículos.

Publicidade

Leia Também:

Durante a ação, a perícia da PCMG esteve presente para realizar os trabalhos técnicos no local, com a finalidade de verificar as condições das peças apreendidas e identificar possíveis irregularidades em sua procedência. As investigações apontam que o comércio de peças automotivas de origem duvidosa tem crescido em várias regiões do município, e a ação teve como objetivo desmantelar uma rede que, além de operar ilegalmente, poderia estar envolvida em outros crimes relacionados.

O homem preso na operação foi encaminhado para o sistema prisional e responderá por crimes relacionados à receptação de produtos de origem ilícita. As mais de 100 peças apreendidas durante a fiscalização serão encaminhadas para perícia técnica, a fim de confirmar a origem das peças e avaliar as condições em que estavam sendo comercializadas. A PCMG afirma que as investigações sobre o caso continuam e que outras ações de fiscalização serão realizadas em breve.

A operação "Desmantellatio" faz parte de uma série de ações que estão sendo intensificadas nos últimos meses, com foco em desmanches ilegais e estabelecimentos que atuam à margem da lei no mercado de peças automotivas. Segundo o delegado Márcio Savino, o combate ao comércio irregular de peças automotivas é uma das prioridades da Polícia Civil de Minas Gerais, uma vez que essas práticas não apenas ferem a legislação, mas também colocam em risco a segurança e bem-estar da população.

Além das apreensões de peças e da prisão do suspeito, a operação visa investigar a regularidade dos estabelecimentos que atuam na revenda de peças automotivas, como ferros-velhos e lojas especializadas. A PCMG está verificando a procedência dos produtos comercializados nesses locais e tentando identificar possíveis envolvimentos em outras atividades ilícitas, como furtos e desmanches de veículos.

O delegado reforçou a importância da colaboração da população no combate ao crime, destacando que denúncias sobre atividades criminosas podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181. Ele afirmou que a Polícia Civil está empenhada em intensificar as investigações e dar continuidade ao combate ao comércio ilegal de peças automotivas na cidade.

A PCMG alerta à população sobre os riscos de adquirir peças automotivas sem a devida comprovação de origem, já que essas peças podem comprometer a segurança dos veículos e de seus condutores.

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV  que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

Cristiane Oliveira

Publicado por:

Cristiane Oliveira

Técnica em Administração e estudante do 7º período de Jornalismo na Uniasselvi.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )