Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Policial

Ônibus da Buser que saiu de BH tomba na BR-040

Veículo de parceiro da Buser seguia em direção ao Rio. Uma passageira sofreu ferimentos leves e os demais continuaram a viagem em outro veículo

Redação
Por Redação
Ônibus da Buser que saiu de BH tomba na BR-040
foto: Fhilipe Pelájjio/Moon BH
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um ônibus que realiza o transporte fretado de passageiros da Buser se envolveu em um acidente na madrugada desta sexta-feira (3/9) na BR-040, perto de Barbacena, no Campo das Vertentes. Apenas uma passageira se feriu.

O repórter Fhilipe Pelájjio, do blog Moon BH, parceiro do Portal Uai, estava no veículo, que saiu de Belo Horizonte com destino à cidade do Rio de Janeiro (RJ) com 46 passageiros, além do motorista e do auxiliar. O ônibus é da empresa Nova América Turismo, parceira da Buser, conforme o aplicativo.
 
Publicidade

Leia Também:

Pelájjio contou que o acidente ocorreu por volta das 2h30. Uma equipe da concessionária Via 040 prestou socorro ao grupo, que estava no km 718. Uma das passageiras se cortou no vidro da janela de emergência. Ela foi levada para um hospital com uma outra passageira como acompanhante.
 
O repórter disse que, por causa das marcas na pista, as pessoas suspeitaram que o motorista tivesse cochilado e perdido a direção. No entanto, conforme o condutor, ouvido por ele, o acidente envolveu outro veículo. “Segundo o motorista ‘um caminhão entrou bruscamente na pista sem sinalizar. Para evitar uma colisão, joguei o ônibus à esquerda e acabou caindo na canaleta que separa as vias’”, contou à reportagem do Estado de Minas. A causa exata do acidente depende da investigação.
Motorista disse que tentou desviar de um caminhão (foto: Fhilipe Pelájjio/Moon BH)
“O momento foi de choque, claro. Todo mundo que estava do lado direito caiu em cima de quem estava do lado esquerdo. Todos os passageiros se ajudaram a evacuar pelas saídas de emergência superior, que com o tombo, estavam quase ao nível da rua”, explicou Pelájjio. 
De acordo com o passageiro, representantes da Buser entraram em contato com eles pelo celular pouco depois do acidente e lamentaram o ocorrido, prestando apoio. Um novo veículo foi enviado pouco antes das 6h, mas os passageiros esperaram para sair até por volta das 7h30. “A PRF (Polícia Rodoviária Federal) fez perícia para liberar o pessoal da 040 e desvirar o ônibus. Aí, depois, transferimos a bagagem”, explicou. Fora as duas jovens que foram para o hospital, os demais passageiros decidiram seguir para o Rio.
“Eu disse a eles que íamos precisar de assistência, como lanche já que atrasaríamos horas. Disseram que iam ver. Mas paramos pra comer e ninguém disse nada. Então pode ser que ofereçam um reembolso ou não”, comentou sobre a empresa. Por volta das 8h, o novo ônibus já havia alcançado Juiz de Fora, na Zona da Mata. 
 
Uma passageira sofreu um corte na janela de emergência e foi socorrida (foto: Fhilipe Pelájjio/Moon BH)
 
Em 2019, ocorreu o primeiro acidente grave envolvendo um ônibus ligado à empresa desde o início de suas atividades. Na madrugada de 13 de novembro daquele ano, um ônibus que seguia de São Paulo (SP) para a capital mineira. O motorista, de 64 anos, morreu. Nenhum passageiro sofreu ferimentos graves, mas alguns tiveram que ser levados para um hospital. 

O que diz a Buser


Por meio de nota, a Buser voltou a lamentar o acidente e informou que, caso as investigações concluam que houve imprudência do motorista, a empresa parceira será desligada da plataforma. Leia o posicionamento na íntegra:
"A Buser lamenta profundamente o acidente ocorrido na madrugada desta sexta-feira (3/9), na BR-040, no município de Barbacena-MG, com o ônibus da empresa de transportes Nova América Turismo, que atua como parceira da plataforma.
 
A empresa ressalta que as circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas. Caso haja a conclusão de que houve qualquer ato de imprudência por parte do motorista, a empresa em questão será desligada da plataforma.
 
Maior plataforma de intermediação de viagens do Brasil, a Buser preza sempre pela segurança de suas viagens, tendo implementado, desde o início de sua atuação, o seguro-viagem grátis para passageiros e motoristas que utilizam sua plataforma."

Nova América Turismo

A empresa proprietária do ônibus envolvido no acidente também se pronunciou, por meio de uma nota enviada à reportagem no fim da manhã. A Nova América Turismo diz que prestou todo o auxílio aos passageiros e que o motorista do veículo acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Confira abaixo:
“A empresa de transportes Nova América Turismo lamenta o incidente ocorrido na madrugada desta sexta-feira (3/9), na BR- 040, no município de Barbacena-MG. A empresa ressalta que prestou todo o auxílio necessário aos passageiros, que seguiram viagem para o Rio de Janeiro em outro veículo. O motorista do ônibus acionou o serviço de emergência do Samu, que encaminhou uma passageira com ferimentos leves a um hospital, onde ela passa por cuidados médicos.”
 

Fretamento gera polêmica em Minas

 
O acidente com o veículo ligado à Buser acontece em meio à polêmica que envolve a aprovação em segundo turno, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do Projeto de Lei (PL) 1.155/15, que trata da proibição da prestação do serviço de fretamento feita por terceiros a partir da venda de passagens.
 
A sanção depende do governador Romeu Zema (Novo), que vem sendo pressionado nas redes sociais para vetar o projeto. Desde que o PL passou no plenário da ALMG, manifestações como #VetaZema e #BuserSim aparecem nos comentários em cada publicação do governador nas redes sociais.
“Calma pessoal! O Projeto de Lei que trata sobre transporte por ônibus fretado foi encaminhado pela Assembleia Legislativa ontem. O Governo de Minas fará agora a análise com equilíbrio e responsabilidade”, escreveu Zema no Twitter ontem. “Mas adianto, o interesse dos mineiros sempre estará em primeiro lugar em toda decisão do meu governo. Minas tem gestão”, completou.
 
Além de estabelecer somente o circuito fechado - obriga o mesmo grupo de passageiros estar na ida e na volta -, exige requisição ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) até seis horas antes do início do primeiro trecho da viagem e outros pontos.
 
FONTE/CRÉDITOS: Estado de Minas
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )