Nesta terça-feira, 27, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Leste Vitorino Braga, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Sebastião, promoveu o primeiro encontro da oficina itinerante com pessoas idosas do território de abrangência. O objetivo do evento foi discutir e conscientizar sobre as diversas formas de violação de direitos, violência e maus tratos contra essa parcela da população, além de divulgar os canais de denúncia disponíveis. A ação ocorreu na Paróquia Cristo Rei, no bairro Jardim do Sol, e contou com a participação de idosos convidados.
A iniciativa do Cras tem como atribuição prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e ampliando o acesso aos direitos de cidadania. De acordo com a supervisora da unidade, Daniela Assis, a oficina busca fortalecer os laços de convivência dos idosos com o território e com os serviços da rede, como o Cras e a UBS, que são espaços de proteção e cuidado.
Durante a roda de conversa, a assistente social Larissa Montes abordou os direitos e os cuidados em saúde voltados para o público idoso. Além disso, foram divulgadas informações sobre os serviços e benefícios socioassistenciais específicos para essa faixa etária, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e a Carteira da Pessoa Idosa, que garante acesso a viagens interestaduais. Estão previstos encontros mensais em diferentes locais do território para facilitar o acesso dos idosos às discussões.
Campanha "Junho Violeta" visa combater a violência contra os idosos
Com o objetivo de chamar a atenção para as violações dos direitos dos idosos e conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de enfrentar esse tipo de violência, a campanha "Junho Violeta" ganha destaque. Segundo dados do Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, de janeiro a maio deste ano, foram registradas 47 mil denúncias e 282 mil violações referentes às pessoas idosas.
A iniciativa do Cras Vitorino Braga é uma das ações realizadas no contexto da campanha, contribuindo para informar, conscientizar e prevenir a violação de direitos contra os idosos. A participação da comunidade é fundamental para combater esse grave problema de saúde pública e social.
Informações adicionais:
- Localização do Cras Vitorino: Praça Senador Teotônio Vilela, S/N ("Praça do Vitorino"), bairro Vitorino Braga. Contato: 3690-8640.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: link do grupo do Whatsapp