Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Notícias de Juiz de Fora - Com mais do que o triplo de câmeras, Juiz de Fora divulga novo sistema de videomonitoramento integrado

Agora, nós teremos condições de agir com muito mais destreza, por conta dessa coleta de dados online, que também estará disponível para as forças de segurança¨destacou a prefeita

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Notícias de Juiz de Fora - Com mais do que o triplo de câmeras, Juiz de Fora divulga novo sistema de videomonitoramento integrado
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 

Juiz de Fora passa a contar com um novo sistema de videomonitoramento em vias públicas de todas as regiões da cidade. Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 11, a prefeita Margarida Salomão anunciou a aquisição de 225 novas câmeras com inteligência artificial, garantindo mais tecnologia, agilidade e segurança para a população.

A prefeita ressaltou que as câmeras serão implementadas como pontos de captura de imagem e monitoramento das principais vias de acesso, entradas e saídas do município, bem como áreas de risco, áreas de possíveis inundações e trânsito em todas as regiões da cidade, incluindo a Zona Rural. “Investimento, avanço tecnológico e integração são as palavras-chave que resumem mais essa inovação que o município fez. Hoje, a Prefeitura conta com 108 câmeras, e neste momento estamos adquirindo 225 novos equipamentos muito equipados tecnicamente. É um salto em relação ao projeto ‘Olho Vivo’ que continua funcionando, mas que tem uma tecnologia defasada. Isso vai envolver tanto a área de segurança como a Defesa Civil”.

“É um grande investimento, estamos mais do que triplicando o número de câmeras na cidade. Esta implementação tem uma visão de alcançar uma área de Juiz de Fora que é muito delicada, que é a área da Defesa Civil. Com a crise climática, nestes últimos anos nós temos enfrentado situações muito difíceis. Agora, nós teremos condições de agir com muito mais destreza, por conta dessa coleta de dados online, que também estará disponível para as forças de segurança. Nós estamos fazendo um avanço significativo. São palavras chave: investimento, avanço tecnológico e integração”, destacou Margarida.

Com o novo projeto, a cidade passará a ter um total de 333 câmeras em áreas urbanas e rurais. “Para olhar a cidade, é fundamental que você tenha a ação de tomar providências. Com essa quantidade de dados que a gente vai possibilitar ter, vamos poder fazer uma programação de ação e atendimentos de imediato para situações que hoje não conseguiríamos fazer se não tivéssemos essas câmeras. Hoje nós dependemos de informações de ir no local, e isso demanda muito tempo. Com isso, a Prefeitura passa a ter um olho em todos esses lugares, o que vai facilitar que a vida tenha muito mais qualidade, segurança e agilidade para o cidadão”, apontou a secretária de Governo, Cidinha Louzada.

A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, fez um panorama sobre a escolha da tecnologia e sua implementação em Juiz de Fora.  “Esse projeto vem sendo construído há muito tempo, e tem um início quando a nossa prefeita assume o compromisso de compartilhar com as forças de segurança as imagens das câmeras da Prefeitura, mostrando não só a articulação, como a integração. Com isso, a gente viu a necessidade de mostrar como Juiz de Fora implementa o serviço de videomonitoramento urbano, não só no sentido de trazer câmeras que fortaleçam a possibilidade de atuação das forças de segurança, como é o caso, como também utilizando as outras câmeras existentes”.

“Todos os pontos de monitoramento foram escolhidos ouvindo a Polícia Militar, a Polícia Civil, para que não houvesse a sobreposição de pontos onde já haviam câmeras e pensando principalmente também em colocar tecnologias específicas para fortalecermos o monitoramento das entradas e saídas da cidade, inclusive em áreas mais complicadas da zona rural. A ideia é que a gente consiga a partir de agora mostrar o trabalho da segurança pública através do investimento em tecnologia, permitindo a integração através de sistemas de inteligência artificial”, garantiu Letícia.

Luís Fernando Martins, subsecretário de Defesa Civil, destacou os benefícios que a nossa tecnologia irá trazer para a prevenção por parte do poder público. “Com essa inteligência artificial, a gente consegue monitorar o nível de rios e córregos, fazer missões antecipadas de alertas, um monitoramento constante 24h. É um trabalho conjunto integrado em que conseguimos atender tanto a parte da segurança quanto a de prevenção da Defesa Civil. As imagens vão possibilitar que a gente consiga ver um desastre, alguma região em que choveu mais, conseguimos deslocar um veículo sem a população ter acionado. É um salto muito grande tanto na prevenção quanto na resposta mais rápida e eficiente”.

Desde 2022, a  PJF assumiu o compromisso de compartilhar o uso de imagens com as forças de segurança. A locação dessa tecnologia representará um investimento mensal de R$ 208 mil, feitos com recursos municipais.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Publicidade

Leia Também:

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 
 
 
 
Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )