Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Museu Mariano Procópio recebe projeto “Caminhando pela História” nesta sexta-feira

Evento inclui visita guiada por historiadores, exposições sobre o período imperial e a formação do Estado-Nação, além de um passeio pela Villa Ferreira Lage e a mostra “Juiz de Fora: Cidade Sensível, Cidade Visível”

Jordana Alves
Por Jordana Alves
/ 15416 acessos
Museu Mariano Procópio recebe projeto “Caminhando pela História” nesta sexta-feira
Assessoria PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Museu Mariano Procópio, o primeiro museu de Minas Gerais, receberá o projeto “Caminhando pela História” nesta sexta-feira, 21, às 15h. O Mapro abriga mais de 50 mil peças e é considerado o segundo maior acervo do período imperial do Brasil, com obras de artistas renomados como Pedro Américo, Antônio Parreiras e Jean Honoré Fragonard. O ponto de encontro será na Rua Dom Pedro II, número 350, e estão disponíveis 20 ingressos gratuitos na plataforma Sympla.

Durante o passeio, mediado por historiadores do Museu, será apresentada uma breve história do Brasil, com destaque para os eventos que levaram ao fim do Segundo Império e ao início da República, na exposição "Rememorar o Brasil: a Independência e a Construção do Estado-Nação". No segundo andar do prédio, os visitantes poderão ver a exposição “Fios de Memória: a Formação das Coleções do Museu Mariano Procópio”, que inclui uma onça-pintada taxidermizada e um vasto acervo de história natural, com mamíferos, aves, minerais, corais, conchas e insetos.

O museu também exibe mobiliários importantes dos séculos XVI ao XIX, muitos provenientes do Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Entre os quadros de renome, destaca-se “Jornada dos Mártires”, de Antônio Parreiras (1861-1937), produzido em 1928, que representa em óleo sobre tela o movimento da conjuração mineira.

Leia Também:

A visita à Villa Ferreira Lage, ou Castelinho, construída em 1861 para receber o Imperador D. Pedro II e sua família em sua primeira visita a Juiz de Fora, permitirá ao público conhecer a sala de leitura, a sala de chá, o escritório de Mariano Procópio e a sala de música, com um grande piano, transportando-os à intimidade de uma das famílias mais influentes da sociedade mineira. São três andares disponíveis para visitação, com 14 cômodos e móveis originais da época. Na parte subterrânea, recentemente aberta à visitação, está a mostra “Juiz de Fora: Cidade Sensível, Cidade Visível”.

Esta exposição aborda temas como arquitetura, urbanização, industrialização, cultura e sociedade, e cenas do cotidiano. Fotografias mostram as mudanças e permanências da cidade ao longo dos anos. Documentos, como um esboço feito por Bernardo Mascarenhas para a usina da Companhia Mineira de Eletricidade, pinturas de Dnar Rocha e esculturas de Carlos Bracher serão vistos nas projeções nas paredes do espaço.

Visitas espontâneas ao museu são permitidas de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h. O parque do museu funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada às 16h30. Os acessos são pela Rua Dom Pedro II, 350, e pela Rua Mariano Procópio, 1.100.

Os passeios do projeto "Caminhando pela História" são coordenados pela Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com as secretarias de Governo; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Assistência Social; Fundação Alfredo Ferreira Lage; Cine-Theatro Central; cervejaria Hofbauer e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

Para mais informações sobre as ações da Setur acesse @secretariadeturismojuizdefora

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria PJF
Comentários:
Jordana Alves

Publicado por:

Jordana Alves

ESTUDANTE DE JORNALISMO SUPERIOR

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )