Aguarde, carregando...

Domingo, 26 de Abril 2026
Juiz de Fora

MPMG recomenda suspensão de processo de repassar gestão do Hospital João Penido para organização social em Juiz de Fora

Uma reunião para discutir o assunto vai ser realizada entre a Promotoria de Curadoria do Patrimônio Público e a Fhemig na próxima terça-feira (1)

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
MPMG recomenda suspensão de processo de repassar gestão do Hospital João Penido para organização social em Juiz de Fora
Foto: Fhemig/Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apresentou nesta quinta-feira (27) uma recomendação à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) para a suspensão do processo de repassar a gestão do Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, para uma organização social.

Segundo apuração, a promotora Daniele Vignoli, da Promotoria de Curadoria do Patrimônio Público, acatou a uma solicitação da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). A parlamentar alegou que o processo não prevê uma alternativa para o servidor que não aceitar ser transferido para trabalhar para a empresa vencedora.

No pedido, a deputada também apontou falta de critérios objetivos para prorrogar o prazo máximo 20 anos do contrato e, ainda, um possível direcionamento no processo licitatório para gestão da unidade. Uma reunião para discutir o assunto vai ser realizada entre o MPMG e a Fhemig na próxima terça-feira (1).

Publicidade

Leia Também:

No último sábado (22), representantes dos setores de saúde e sindical se reuniram no Parque Halfeld para protestar contra a proposta de mudança de gestão do Hospital João Penido.

 

Mudança de gestão

 

No final de dezembro do ano passado, a Fhemig publicou um edital para repassar a gestão do Hospital Regional João Penido para uma organização social. O prazo para envio das propostas para a seleção da entidade parceira se encerraram na última segunda-feira (24).

Para justificar o processo, a Fhemig afirmou que as organizações sociais têm maior autonomia para conduzir, em menor prazo, a contratação de serviços e aquisição de equipamentos e insumos, o que deve possibilitar a celeridade dos processos administrativos e ampliação da assistência.

Na ocasião do lançamento do edital, a presidente da Fhemig, Renata Ferreira Leles Dias, ressaltou as melhorias que podem ser promovidas com o novo modelo de gestão que, segundo ela, já é realidade em todo o país.

“É uma alternativa viável para trazer maior fluidez aos processos e mais agilidade na resolução das demandas da população, com a manutenção de todos os direitos do servidor”.

O Hospital Regional João Penido é referência em maternidade de alto risco e atende aproximadamente 1,7 milhão de habitantes de 94 municípios da macrorregião Sudeste de Minas Gerais.

FONTE/CRÉDITOS: Fellype Alberto, TV Integração e g1 Zona da Mata
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR