O Movimento Negro Unificado (MNU) segue com os preparativos para o 21º Feijão de Ogun, promovendo a segunda plenária preparatória do evento no próximo sábado, dia 13. O encontro terá início às 14h30 no Anfiteatro João Carriço, situado no Paço Municipal, na Avenida Rio Branco 2.234, Parque Halfeld, Centro da cidade.
Tema e convidados
Com entrada gratuita e aberta a todos os interessados, a plenária terá como foco o tema "Racismo e as manifestações da violência". Os convidados para a discussão serão Luana Duarte, Juliana Bragança e Sandra Jesus, com mediação de Camilo Azarias.
Objetivos do Feijão de Ogun
O Feijão de Ogun é um evento anual promovido pelo MNU, com o propósito de debater e combater as desigualdades enfrentadas pela população negra. Além disso, busca divulgar a importância do reconhecimento e da perpetuação da cultura de matriz africana. A organização do evento é uma parceria entre o MNU e o Instituto Feijão de Ogun, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Programação e impacto social
A edição de 2024 do Feijão de Ogun está agendada para ocorrer entre os dias 10 e 14 de julho. A programação inclui debates, apresentações culturais e o tradicional Cortejo da Diversidade Religiosa, além da distribuição do Feijão de Ogun. Ao término do evento, os organizadores apresentam propostas de políticas públicas voltadas para a melhoria das condições da comunidade negra e para fortalecer a luta antirracista. As plenárias desempenham um papel fundamental na coleta de sugestões para essas políticas.
Comentários: