Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Mostra “Deu Preto na Memória” permanece em cartaz até 9 de janeiro

Exposição em Juiz de Fora celebra a história da comunidade negra e reforça a visibilidade com mais de 40 fotografias históricas

Patrick Coelho
Por Patrick Coelho
/ 112 acessos
Mostra “Deu Preto na Memória” permanece em cartaz até 9 de janeiro
Foto: PJF / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Somando em torno de 1.500 visitantes em 34 dias, a mostra “Deu Preto na Memória” teve nova prorrogação e permanecerá em cartaz até a próxima terça-feira, 9, no Espaço Cidade, localizado na Avenida Rio Branco, 2.234, Parque Halfeld, Centro. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h. Organizada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a exposição reúne fotografias do povo preto que ajudou a construir a história e a identidade de Juiz de Fora e que, ao longo do tempo, foi submetido a sucessivas tentativas de invisibilização.

 

“Deu Preto na Memória” foi lançada no contexto da Agenda Novembro Negro, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e reúne mais de 40 fotos, em tamanhos variados, que apresentam a comunidade negra da cidade em momentos de celebração, durante o convívio social, nos ofícios exercidos e em momentos de lazer. Conforme o fotógrafo Fabio Domingues, que divide a curadoria da exposição com Selmara Balbino, as imagens foram selecionadas entre mais de 450 fotografias cedidas por famílias que atenderam uma convocatória lançada pela Funalfa. “Este é um dispositivo emocional capaz de provocar o pertencimento ancestral, criando referências históricas e de memória”, diz Fabio.

Leia Também:

 

A fotografia mais antiga data de 1926, e o recorte temporal vai até o fim da década de 1970. A exposição foi viabilizada com patrocínio do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (Fumpac).

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!

Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!

 

Comentários:
Patrick Coelho

Publicado por:

Patrick Coelho

Estudante de Jornalismo.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )