Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Mostra de pinturas no Museu Ferroviário de Juiz de Fora

Mostra no Museu Ferroviário reúne obras de grandes nomes da pintura

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Mostra de pinturas no Museu Ferroviário de Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

 

No contexto das comemorações de seus 20 anos, o Museu Ferroviário de Juiz de Fora, localizado na Avenida Brasil 2001, Centro, vai inaugurar a mostra “Haroldo Barros Fonseca” nesta quarta-feira, 13, às 14h. Reunindo obras de grandes artistas que desenvolveram sua produção na cidade, como Arlindo Daibert, Breno Chagas, Carlos Bracher, Dnar Rocha, Eliardo França, Guima, Jaime Soares, José Alberto Pinho Neves, Leonino Leão, Paulo Simões, Renato Stehling, Roberto Vieira e Ruy Merheb, a mostra segue em cartaz até o próximo dia 31. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos, de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h.

O supervisor do Museu, Marco Aurélio de Assis, explica que o nome da mostra é uma homenagem a Haroldo Barros Fonseca, engenheiro e ex-superintendente da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). “Ele idealizou a transformação dos antigos armazéns da Estação Leopoldina em espaços de arte e foi um grande incentivador da valorização e da difusão da cultura ferroviária.”

Em formato de grandes painéis, os trabalhos serão distribuídos entre o saguão de entrada e cinco salas expositivas do equipamento urbano. “As obras apresentadas foram idealizadas para humanizar as instalações da antiga Sede Regional de Juiz de Fora (SR3), em 1985, data de sua inauguração. A proposta original foi distribuir os trabalhos nos 11 andares da unidade,” informa Marco Aurélio.

Ele conta que dez das obras expostas pertencem ao acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan), estando sob guarda do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), e três trabalhos são do acervo próprio do Museu Ferroviário.


Roda de Conversa

A abertura da exposição “Haroldo Barroso Fonseca” acontece no mesmo dia da roda de conversa “Caminhos Ferroviários: 20 anos do Museu Ferroviário de Juiz de Fora”, que será realizada no auditório do equipamento urbano, às 14h30. Gratuito e aberto a todos os interessados, o bate-papo é organizado pelo Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dmpac) da Funalfa, e integra a 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

Leia Também:

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )