O Mineirão, um dos espaços mais simbólicos do futebol brasileiro, completa nesta quarta-feira (19) 500 jogos desde sua reforma para a Copa do Mundo de 2014. Conhecido como Novo Mineirão, esse período marca a fase moderna do maior estádio de Minas Gerais e o quinto maior do país. Administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas Gerais e a Concessionária Minas Arena, o contrato tem vigência de 27 anos.
Desde a celebração da PPP em 2010, o Mineirão passou por uma série de reformas, incluindo a modernização e revitalização da fachada e estrutura interna, a instalação de painéis solares e placares eletrônicos, além da reforma das arquibancadas e vestiários. As reformas também ampliaram e diversificaram a área de utilização do estádio, incluindo a esplanada, estacionamentos, espaço para lojas e a cobertura do estádio.
No período pós-reforma, o Mineirão recebeu cerca de 12,5 milhões de pessoas, um número que supera a população de Portugal. A média de público do Novo Mineirão é de 30 mil torcedores por jogo, descontando as partidas sem público devido à pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021. Esse valor representa quase o dobro do que era registrado antes das intervenções, quando a média era de 16 mil visitantes por partida. A capacidade atual do estádio é de 62 mil pessoas.