A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) avança para a última etapa do projeto de Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico (PPJ-e), conhecido como “inquérito sem papel”, que permitirá a tramitação virtual de todos os procedimentos policiais. A implementação já começou em Belo Horizonte e está prevista para se expandir para o interior do estado até meados de 2025.
De acordo com o delegado André Pelli, membro da comissão de expansão do projeto, o PPJ-e trará mais economia, celeridade e segurança aos processos. “O PPJ-e representa grande economia de papel e impressão, além de reduzir o tempo gasto em levar e buscar procedimentos no fórum, já que os sistemas da PCMG e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) dialogam entre si”.
O delegado destacou que a tramitação eletrônica agiliza os trabalhos de polícia judiciária. “Todos os procedimentos serão encaminhados à Justiça imediatamente após serem concluídos. Por exemplo, um pedido de medida protetiva no âmbito de violência contra a mulher já é produzido na unidade da Polícia Civil e tramita eletronicamente para o Ministério Público e o Poder Judiciário”, explicou Pelli.
Além da celeridade, o PPJ-e também aumenta a segurança dos processos, uma vez que evita o extravio de documentos, já que tudo é gerado eletronicamente.
Atualmente, em todo o estado, prisões em flagrante, pedidos de medidas protetivas, Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e procedimentos infracionais já são feitos de forma eletrônica. A inclusão do inquérito policial nas unidades de Belo Horizonte está em andamento, com a previsão de expansão para todas as delegacias da Região Metropolitana e do interior até meados de 2025. A digitalização do acervo físico da capital está prevista para ser concluída em agosto, graças a uma parceria com o TJMG.
Pelli ressaltou que o PPJ-e é um marco na modernização da PCMG. “O trabalho continua para que a iniciativa seja totalmente implementada e aperfeiçoada, trazendo mais segurança, efetividade e eficiência nas ações da Polícia Civil em prol de todo o estado e da população mineira”.
O PPJ-e faz parte do projeto de modernização dos órgãos de Segurança Pública do Governo de Minas e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SCC) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Mais informações para a imprensa podem ser obtidas através do contato com a PCMG.
Galeria de imagens disponível em: Agência Minas
“MINAS GERAIS” Polícia Civil de Minas Entra na Fase Final de Implementação do "Inquérito Sem Papel"
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, https://bit.ly/455qi8H participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo junte-se a nós agora.