A parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a prefeitura de Juiz de Fora está promovendo a ressocialização por meio do cultivo de horta na Penitenciária José Edson Cavalieri. Esse projeto, que começou há dois meses, tem como objetivos a produção e doação de hortaliças para escolas estaduais, além de reintegrar os detentos à sociedade.
A horta, com 0,5 hectare, está sendo revitalizada com a orientação dos extensionistas da Emater-MG. Além das hortaliças convencionais, também serão cultivadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), como taioba, azedinha e peixinho. A produção será destinada às escolas estaduais do município, e cerca de 15 detentos estão envolvidos no trabalho.
Márcio de Freitas, extensionista da Emater em Juiz de Fora, destaca que a agricultura não apenas ocupa o tempo ocioso dos presos, mas também contribui para a redução da pena. Três dias de trabalho na horta equivalem a menos um dia de reclusão. Além disso, a Emater-MG oferece capacitação aos detentos, facilitando sua reintegração ao mercado de trabalho e promovendo valores como responsabilidade e respeito ao meio ambiente.
A atuação da Emater na horta envolve articulação institucional, suporte técnico, introdução de tecnologias e fornecimento de insumos. Sibely Pereira, Diretora de Humanização do Atendimento da penitenciária, ressalta que a Emater-MG disponibiliza conhecimentos técnicos e os melhores produtos para o cultivo
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, https://bit.ly/455qi8H participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo junte-se a nós agora.
"MINAS GERAIS" Cultivando Esperança: Detentos Transformam Horta em Oportunidade