RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

"MINAS GERAIS" Concurso Cachaças Mineiras 2024: Jurados se Preparam para Avaliação Rigorosa

Treinamento intensivo garante imparcialidade e precisão na escolha das melhores cachaças de alambique e aguardentes de cana de Minas Gerais

Jordana Alves
Por Jordana Alves
/ 175 acessos
Assessoria PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os Jurados do Concurso Cachaças Mineiras 2024 avançam em nova fase de capacitação

O Julgamento tem início no dia 11 de setembro, em Belo Horizonte

BELO HORIZONTE (22/8/2024) – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) deu início nesta quinta-feira, 22 de agosto, em Belo Horizonte, a uma nova e crucial etapa de capacitação dos jurados que participarão do Concurso Cachaças Mineiras 2024 – o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. Durante dois dias, um grupo de 24 especialistas será submetido a um treinamento intensivo com o objetivo de uniformizar e estabelecer parâmetros claros para a análise sensorial das cachaças inscritas.

Leia Também:

"A escolha dos jurados foi feita com rigor, em consulta à Associação Brasileira de Sommeliers. A maioria dos selecionados já passou por cursos da associação e são reconhecidos pelo seu profundo conhecimento na área de cachaça," explica Thaís Brumano Kalil, coordenadora estadual de Agroindústria da Emater-MG.

Foi desenvolvida uma metodologia própria para o concurso, e nesta fase de capacitação, os jurados estão sendo familiarizados com a planilha de análise sensorial que será utilizada durante as avaliações, além de realizarem testes olfativos. A planilha exige que os jurados atribuam notas a várias características das bebidas, abrangendo aspectos visuais, olfativos e de paladar.

O primeiro encontro dos jurados ocorreu no final de maio, no Laboratório de Análise Sensorial da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Na ocasião, eles participaram de testes de triangulação, que consistem na diferenciação de amostras da bebida. Uma terceira etapa de capacitação está programada para a próxima semana.

Além da Emater-MG e da UFMG, a equipe responsável pelo treinamento de análise sensorial também conta com a participação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas.

Sobre o Concurso

O Concurso Cachaças Mineiras 2024, o primeiro do gênero a avaliar a qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras, contará com a participação de 225 bebidas concorrentes. Estas foram enviadas por produtores que cumpriram os requisitos documentais e entregaram suas amostras dentro do prazo de inscrição. Todas as bebidas estão devidamente registradas no Ministério da Agricultura.

Serão concedidas até 36 premiações, tanto para a Cachaça de Alambique quanto para a Aguardente de Cana. A Cachaça de Alambique é produzida exclusivamente em alambiques de cobre e obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar cru, com teor alcoólico de 38% a 48%. Já a aguardente de cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% a 54%, obtida a partir de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou da destilação do mosto fermentado do caldo de cana.

O concurso abrange 10 categorias, distribuídas entre as duas bebidas avaliadas: Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. As categorias incluem Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida, Cachaça de Alambique Envelhecida - Premium, Cachaça de Alambique Envelhecida - Extrapremium, Aguardente de Cana, Aguardente de Cana Armazenada, Aguardente de Cana Envelhecida, Aguardente de Cana Envelhecida - Premium, e Aguardente de Cana Envelhecida - Extrapremium.

Dentro de cada categoria, serão premiados os três primeiros colocados, com uma nota de corte estabelecida em 70 pontos. Além disso, serão distribuídas as seguintes premiações especiais: Diamante, concedida à maior nota acima de 95 pontos em cada bebida; Agricultor Familiar, destinada às bebidas mais bem pontuadas entre as de agricultores familiares; e Troféu Mulher Alambiqueira, também para as bebidas com as melhores notas, conforme o regulamento.

O julgamento das bebidas ocorrerá de 11 a 13 de setembro, no Mercado de Origem, em Belo Horizonte. A cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso Cachaças Mineiras 2024 será realizada no início de novembro, em data a ser confirmada.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com quem você gosta! Para não perder nada, entre agora no nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia diretamente no seu celular. Clique no link https://bit.ly/455qi8H e fique atualizado em tempo real. Junte-se a nós e não perca nenhuma novidade!

"MINAS GERAIS" Concurso Cachaças Mineiras 2024: Jurados se Preparam para Avaliação Rigorosa

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria PJF
Comentários:
Jordana Alves

Publicado por:

Jordana Alves

ESTUDANTE DE JORNALISMO SUPERIOR

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )