A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais está com inscrições abertas para o evento “Meu Negócio é Literatura” até sexta-feira, 6 de setembro. Essa iniciativa faz parte da “Favela Literária”, uma programação especial desenvolvida pela Biblioteca para a Expo Favela 2024, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.
O “Meu Negócio é Literatura” é uma oportunidade única para escritores e editoras independentes apresentarem suas obras a leitores e possíveis patrocinadores, destacando o que torna suas narrativas especiais. O evento, que acontecerá no dia 14 de setembro, das 9h às 15h30 no auditório 3, está com inscrições abertas até sexta-feira (6/9) através do site abre.ai/pitchmeunegocioeliteratura.
Serão selecionados 20 escritores e 10 editoras independentes para apresentarem seus trabalhos a uma comissão composta por membros da Biblioteca e da Associação de Amigos da Biblioteca Pública Estadual. Os critérios de avaliação incluem a qualidade da apresentação, os diferenciais da obra, a qualidade de produção do livro físico e a descentralização, com prioridade para moradores de comunidades ou favelas.
Ao final, cinco editoras e 10 autores serão selecionados e receberão um investimento total de R$ 30 mil, destinado à aquisição de seus livros, que passarão a fazer parte do acervo da Biblioteca Pública Estadual e serão distribuídos pelo Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais.
Lucas Amorim, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, destaca que o “Meu Negócio é Literatura” funciona como uma plataforma de apoio ao empreendedorismo literário, especialmente para aqueles das periferias. Ele ressalta a importância da aquisição de obras de escritores e editoras independentes para promover a bibliodiversidade e dar visibilidade às vozes diversas da sociedade, especialmente as de comunidades marginalizadas.
Este programa, uma parceria entre o Governo de Minas e o Sebrae Minas, visa acelerar a cadeia produtiva literária, com foco no empreendedorismo criativo, utilizando as bibliotecas públicas como centros culturais para atividades formativas e rodadas de negócios.
Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, comenta sobre as transformações no mercado editorial, impulsionadas pelo avanço tecnológico e a democratização da informação, e como o “Meu Negócio é Literatura” contribui para capacitar e fortalecer editoras independentes, promovendo a inovação no setor.
Os resultados da seleção serão divulgados no palco principal às 16h30 do dia 14 de setembro. O evento é patrocinado pela Cemig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realizado pelo Governo de Minas em parceria com diversas instituições, incluindo o Sebrae Minas e o IBI Literário, com correalização do Instituto Periférico.
A Expo Favela também contará com outras atividades literárias, como rodas de conversa, slams de poesia, contação de histórias e oficinas, promovendo a literatura mineira e valorizando os autores locais, além de formar novos leitores.
Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico, reforça a importância dessas iniciativas para incentivar a leitura e valorizar escritores mineiros, especialmente nas comunidades periféricas, destacando a leitura como uma ferramenta essencial para a transformação social e a construção de um futuro mais justo.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
"MINAS GERAIS" Biblioteca Estadual de Minas Gerais promove encontro literário para autores independentes na Expo Favela 2024
Comentários: