RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Mestre artesã do Vale do Jequitinhonha tem obras expostas no Rio de Janeiro.

Cerâmicas de Dona Izabel, conhecida como a Dama do Barro do Jequitinhonha, é atração em exposição no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro.

Redação
Por Redação
/ 60 acessos
Mestre artesã do Vale do Jequitinhonha tem obras expostas no Rio de Janeiro.
Lori Figueiro
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A exposição “Dona Izabel: 100 anos da mestra do Vale do Jequitinhonha” celebra o importante legado da artesã mineira. São 300 obras da artista que também inclui peças de seus descendentes. Suas moringas-bonecas, que evoluíram de utensílios utilitários para verdadeiras obras de arte, são um exemplo brilhante da criatividade e da habilidade dos artesãos do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. A exposição que começou nesta terça-feira, 20/08, é gratuita e é uma iniciativa, do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro que fica no Rio de Janeiro, em parceria com o Sebrae Minas e tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) do Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Artesanato.

Dona Izabel já recebeu reconhecimento por suas obras, como o Prêmio Unesco de Artesanato Popular para a América Latina e Caribe, a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura do Brasil e o Prêmio Culturas Populares do MinC. Em 2016, sua obra foi celebrada com uma série especial de selos postais emitida pelos Correios.

Presente na abertura da exposição, o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, expressou seu entusiasmo e orgulho ao ver a exposição e ressaltou a importância de reconhecer e preservar o legado de Dona Izabel: “É muito bom ver a obra de Dona Izabel nesta exposição completa com obras não só dela, mas também das filhas, netos, bisnetos, com a possibilidade não só de apresentar o trabalho, mas também de comercializar seus produtos. A exposição está linda, pois traz não apenas as peças, mas também a ambientação do nosso barro, de onde a matéria-prima para as bonecas é extraída, as pedras de onde saem as cores usadas na pintura dessas cerâmicas. Fiquei muito tocado ao ver essa exposição, porque me lembrou que é o nosso barro do Jequitinhonha, um barro de prosperidade, de credibilidade”, expressou Simões.

Leia Também:

Além da exposição, a Medalha JK, uma das mais altas honrarias do estado, será concedida postumamente a Dona Izabel em setembro, em reconhecimento à sua contribuição cultural e ao desenvolvimento do estado. A iniciativa também tem um aspecto prático importante: a exposição irá gerar renda para outros artesãos do Vale do Jequitinhonha, oferecendo suas peças para comercialização.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com quem você gosta! Para não perder nada, entre agora no nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia diretamente no seu celular. Clique no link https://bit.ly/455qi8H e fique atualizado em tempo real. Junte-se a nós e não perca nenhuma novidade!

FONTE/CRÉDITOS: Revista Cenário Minas
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )