Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Negócios

Limpeza e atendimento pesam mais que preço na hora de brasileiros escolherem um bar ou restaurante

Pesquisa realizada em parceria por Sebrae e Abrasel aponta que consumidores seguem valorizando sair de casa para se reunir com amigos e família

Redação
Por Redação
/ 199 acessos
Limpeza e atendimento pesam mais que preço na hora de brasileiros escolherem um bar ou restaurante
Abrasel
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A maior pesquisa sobre alimentação fora do lar já realizada com 6.351 consumidores de todas as regiões do Brasil revelou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores consideradas mais importantes na hora de decidir pelo bar ou restaurante para realizar o consumo. O levantamento foi realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entre 29 de abril a 24 de maio de 2023 com pessoas que que tenham o hábito de frequentar estabelecimentos de alimentação fora do lar, no mínimo, 02 vezes por mês para qualquer finalidade. Um terço dos questionários (2224 ) foram aplicados na região sudeste.

Dos que optaram pela limpeza e a higiene nas instalações como fator motivacional para escolha de um restaurante, 83,2% informaram que essa característica está diretamente ligada à segurança alimentar e consequentemente à promoção de saúde. “A pandemia mudou muito o comportamento dos consumidores. Hoje estão muito mais atentos às condições higiênico-sanitárias do estabelecimento, desejando ser melhor atendidos e em um ambiente que lhe traga conforto. São dados importantes para que nossos associados possam direcionar suas ações e melhorar ainda mais o serviço prestado”, afirma a presidente da Abrasel Regional Zona da Mata, Francelle Galil.

A pesquisa mostra ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento, e 66,3% afirma comer fora de duas a cinco vezes por mês. Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram ir a alguma celebração/festa (76,6%), conversar/se divertir com amigos (76,3%),sair para fazer um lanche (71,9%) e sair para beber (64,8%).

Leia Também:

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, os resultados da pesquisa trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas. “O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país", afirma.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, concorda que a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar. “Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”, comenta Décio Lima.

 

Números da pesquisa

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:

• Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%
• Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%
• Ambiente do estabelecimento: 12,4%
• Comida gostosa: 10,3%
• Preço acessível: 7,2%


Hábitos de consumo dos brasileiros:

• No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa;
• Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento;
• De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para
celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )