Na quinta-feira, 29 de maio, Juiz de Fora deu um passo significativo para o fortalecimento de sua política pública de turismo com a apresentação do projeto ObservaLab, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). A iniciativa tem como foco capacitar agentes locais e estruturar processos de monitoramento baseados em dados, estimulando uma gestão mais eficiente e alinhada ao desenvolvimento sustentável.
O encontro, que reuniu diversas entidades ligadas ao setor, contou com a condução de Cecília Queiroga, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Secult-MG. Ela apresentou o ObservaLab como um projeto de formação técnica, que visa criar núcleos regionais dedicados à coleta, análise e difusão de informações alinhadas ao Observatório do Turismo de Minas Gerais.
A reunião contou com a presença de representantes de diversas instituições da cidade, como COMTUR/JF, UFJF, Senac, SEL, JF Convention & Visitors Bureau, Abrasel Zona da Mata, Aeroclube de Juiz de Fora, Associação de Ciclismo Bike JF, Associação Alemã, Sindicato dos Taxistas e IGR Caminho Novo.
Além da capacitação, a coordenadora realizou uma visita técnica por pontos emblemáticos da cidade. Entre os locais visitados estavam o Morro do Cristo, o Parque Halfeld, a Igreja da Glória, o Centro Histórico, o Museu Mariano Procópio, o Mercado Municipal, o Cine-Theatro Central, a Cervejaria HofBauer e o programa “Praça Cervejeira”. A experiência foi uma oportunidade para conhecer, na prática, o potencial turístico e a diversidade de atrativos de Juiz de Fora.
A proposta é que, com a adesão ao ObservaLab, o município passe a contar com dados mais precisos para planejar ações e políticas públicas no setor, melhorando a gestão e a tomada de decisões. A capacitação dos profissionais locais será um diferencial importante para ampliar a qualidade e o impacto das iniciativas turísticas na cidade.
A iniciativa reflete o compromisso da gestão municipal com a inovação e com a valorização da cadeia produtiva do turismo como uma das alavancas para o desenvolvimento econômico e social de Juiz de Fora.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.