Juiz de Fora enfrentou um cenário climático desafiador em novembro, que se destaca como o quarto mais seco da história, conforme registros da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em contraponto ao terceiro outubro mais chuvoso já registrado, o município vivenciou um período de estiagem significativo, com apenas 100,8mm de chuva, representando uma redução de 57,32% em relação à média histórica. A onda de calor se intensificou, atingindo temperaturas máximas de 35,8ºC no dia 18, marcando o sétimo maior valor já registrado pelo Inmet na cidade.
Durante o mês, a Defesa Civil emitiu dois alertas de ondas de calor, destacando a necessidade de precauções por conta das condições climáticas adversas. A onda de calor persistiu em Juiz de Fora do dia 11 ao dia 18 de novembro, caracterizada por temperaturas excepcionalmente altas, 5ºC acima da média esperada para o período.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) mobilizou seu Comitê Municipal de Arboviroses para implementar ações mitigadoras diante dos impactos das ondas de calor. O comitê reúne representantes de diferentes setores, incluindo a Defesa Civil, Secretaria de Saúde (SS), Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Assistência Social (SAS), entre outros, visando abordar os desafios decorrentes das condições climáticas extremas.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.