A Guarda Municipal de Juiz de Fora entrou para o seleto grupo de corporações do Brasil ao receber, na última semana, a visita de uma equipe técnica do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O encontro marcou um passo significativo para a modernização do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, conhecido como Sinesp-CAD, posicionando a cidade como um dos municípios piloto nesta inovação.
A visita dos representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) não se limitou a um simples reconhecimento das atividades da Guarda Municipal, mas focou na implementação conjunta da versão atualizada do Sinesp-CAD no Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da corporação. Este sistema, oferecido gratuitamente pelo governo federal aos órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), objetiva facilitar e agilizar as operações diárias dos agentes e gestores de segurança.
Juiz de Fora se junta a Camaragibe (PE), Contagem (MG) e um batalhão da Polícia Militar de Sergipe como as únicas corporações que já operam com a ferramenta otimizada. "A ferramenta muda para melhorar a vida de quem trabalha com ela, tornando o uso mais simples e intuitivo", declarou Wellington Luis Galvão, da equipe técnica da Senasp. Já Daniel Caixeta Barroso, também membro da equipe, anunciou futuras atualizações do sistema, incluindo a integração do georreferenciamento já para julho.
Leia Também:
Derik Reis do Nascimento, da Senasp, destacou as múltiplas vantagens da adesão ao Sinesp-CAD, que vão desde a modernização tecnológica até a economia de recursos, já que todos os custos são cobertos pelo governo federal. "Além disso, a Guarda Municipal contribui de maneira significativa com seus dados, integrando informações com o Sinesp e facilitando a formulação de políticas públicas mais eficazes em nível nacional", acrescentou.
Em uso desde setembro de 2022, o Sinesp-CAD em Juiz de Fora já mostrou resultados promissores, permitindo uma mensuração precisa dos esforços em segurança e fornecendo dados estratégicos para o planejamento de ações preventivas. Como uma corporação habilitada como multiplicadora do sistema, a Guarda Municipal de Juiz de Fora já capacitou várias outras guardas municipais na implementação dessa ferramenta essencial.