RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 13 de Outubro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Giro de Notícias

Juiz de Fora promove ação em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco

O uso de produtos do tabaco causa, anualmente, 130 mil mortes no Brasil, sem contar as doenças advindas pelo hábito

Redação
Por Redação
/ 385 acessos
Juiz de Fora promove ação em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco
Assessoria HU
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última quarta-feira, 31 de maio, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) realizou uma ação em parceria com o Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Tabagismo (Cipit) e o Projeto de Extensão Livres do Tabaco. A iniciativa teve como objetivo conscientizar trabalhadores, estudantes, pacientes e acompanhantes sobre os riscos do tabagismo e incentivar a redução do consumo.

Troque um cigarro por um brinde saudável!

Equipes do Cipit e do Projeto Livres do Tabaco estiveram presentes nas unidades Santa Catarina e Dom Bosco do HU-UFJF, abordando e orientando os presentes. Uma das estratégias adotadas foi a troca de cigarros por brindes, como amendoins torrados e gotas de chocolate 70%. Essa abordagem visa auxiliar os tabagistas a lidar com a fissura, o desejo intenso de fumar, que dura cerca de cinco minutos. Ao substituir o cigarro por algo gratificante e relacionado à alimentação saudável, é possível passar por esses momentos sem ceder ao impulso de fumar.

Cultive alimentos, não tabaco

A ação promovida pelo HU-UFJF em consonância com o tema mundial da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, "Cultive alimentos, não tabaco", também reforça a preocupação com a questão ambiental. A produção de tabaco é prejudicial à saúde, tanto dos consumidores quanto dos agricultores, além de impactar negativamente o meio ambiente. A OMS incentiva os governos a acabar com os subsídios ao cultivo do tabaco e redirecionar esses recursos para o apoio aos agricultores na transição para culturas mais sustentáveis, contribuindo para a segurança alimentar e a nutrição.

Publicidade

Leia Também:

Ações de prevenção e tratamento do tabagismo

O uso de produtos do tabaco é responsável por aproximadamente 130 mil mortes anualmente no Brasil, além de causar diversas doenças. O Cipit, presente no HU-UFJF há uma década, desenvolve ações de prevenção, tratamento e controle do tabagismo, além de conduzir estudos e pesquisas sobre o tema. Os pacientes tabagistas internados no hospital recebem abordagem motivacional e medicamentosa durante a internação e após a alta, proporcionando um suporte estruturado para alcançar a cessação do tabagismo.

O Projeto de Extensão Livres do Tabaco, coordenado pela professora e cardiologista Arise Galil, atua como uma iniciativa complementar ao Cipit. O projeto oferece acolhimento a pacientes fumantes ambulatoriais do HU Santa Catarina e do HU Dom Bosco, proporcionando suporte para aqueles que desejam parar de fumar. Pessoas maiores de 18 anos, com doenças crônicas e interessadas em participar do projeto, podem entrar em contato através do e-mail: [email protected] ou enviar uma mensagem para o Instagram @livresdotabacoufjf.

 

Não perca tempo e faça parte do grupo de notícias da RCWTV no Whatsapp. Clique no link a seguir para se juntar a nós: Receba Notícias da RCWTV no Whatsapp

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa I Comunicação UFJF
Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )