Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Giro de Notícias

Juiz de Fora promove ação em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco

O uso de produtos do tabaco causa, anualmente, 130 mil mortes no Brasil, sem contar as doenças advindas pelo hábito

Redação
Por Redação
Juiz de Fora promove ação em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco
Assessoria HU
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última quarta-feira, 31 de maio, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) realizou uma ação em parceria com o Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Tabagismo (Cipit) e o Projeto de Extensão Livres do Tabaco. A iniciativa teve como objetivo conscientizar trabalhadores, estudantes, pacientes e acompanhantes sobre os riscos do tabagismo e incentivar a redução do consumo.

Troque um cigarro por um brinde saudável!

Equipes do Cipit e do Projeto Livres do Tabaco estiveram presentes nas unidades Santa Catarina e Dom Bosco do HU-UFJF, abordando e orientando os presentes. Uma das estratégias adotadas foi a troca de cigarros por brindes, como amendoins torrados e gotas de chocolate 70%. Essa abordagem visa auxiliar os tabagistas a lidar com a fissura, o desejo intenso de fumar, que dura cerca de cinco minutos. Ao substituir o cigarro por algo gratificante e relacionado à alimentação saudável, é possível passar por esses momentos sem ceder ao impulso de fumar.

Cultive alimentos, não tabaco

A ação promovida pelo HU-UFJF em consonância com o tema mundial da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, "Cultive alimentos, não tabaco", também reforça a preocupação com a questão ambiental. A produção de tabaco é prejudicial à saúde, tanto dos consumidores quanto dos agricultores, além de impactar negativamente o meio ambiente. A OMS incentiva os governos a acabar com os subsídios ao cultivo do tabaco e redirecionar esses recursos para o apoio aos agricultores na transição para culturas mais sustentáveis, contribuindo para a segurança alimentar e a nutrição.

Leia Também:

Ações de prevenção e tratamento do tabagismo

O uso de produtos do tabaco é responsável por aproximadamente 130 mil mortes anualmente no Brasil, além de causar diversas doenças. O Cipit, presente no HU-UFJF há uma década, desenvolve ações de prevenção, tratamento e controle do tabagismo, além de conduzir estudos e pesquisas sobre o tema. Os pacientes tabagistas internados no hospital recebem abordagem motivacional e medicamentosa durante a internação e após a alta, proporcionando um suporte estruturado para alcançar a cessação do tabagismo.

O Projeto de Extensão Livres do Tabaco, coordenado pela professora e cardiologista Arise Galil, atua como uma iniciativa complementar ao Cipit. O projeto oferece acolhimento a pacientes fumantes ambulatoriais do HU Santa Catarina e do HU Dom Bosco, proporcionando suporte para aqueles que desejam parar de fumar. Pessoas maiores de 18 anos, com doenças crônicas e interessadas em participar do projeto, podem entrar em contato através do e-mail: [email protected] ou enviar uma mensagem para o Instagram @livresdotabacoufjf.

 

Não perca tempo e faça parte do grupo de notícias da RCWTV no Whatsapp. Clique no link a seguir para se juntar a nós: Receba Notícias da RCWTV no Whatsapp

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa I Comunicação UFJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )