Aguarde, carregando...

Sábado, 11 de Julho 2026
Educação

Jardim Botânico da UFJF inaugura quatro exposições e oferece oficinas gratuitas em outubro

Mostras artísticas destacam natureza, ciência e ancestralidade indígena em Juiz de Fora

Júlia Valgas
Por Júlia Valgas
Jardim Botânico da UFJF inaugura quatro exposições e oferece oficinas gratuitas em outubro
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre, a partir de 10 de outubro, quatro exposições com pinturas, fotografias artesanais e instalações que exploram a natureza e a ancestralidade dos povos indígenas. As mostras, com entrada gratuita, ficam em cartaz na Casa-sede do Jardim, distribuídas entre as galerias Tlegapé, Mehtl’on e Tchóre, e seguem até agosto de 2026.

As exposições incluem Animinimalis, de Victor Ribeiro Corrá, que apresenta animais de forma abstrata e figurativa, buscando destacar os traços mais característicos de cada espécie; Azul Atlântico, do projeto de extensão “Química, fotografia e arte”, coordenado por Bárbara Almeida, que combina arte e ciência com cianotipia de folhas e plantas da Mata Atlântica; Nós, os primeiros: memórias em cores, com 20 telas de dez artistas do Grupo Jeito Mineiro, que retratam cores, artefatos e modos de vida de povos originários; e Uxô Gamung: reencantamento Puri e o sonho da Terra, mostra coletiva de artistas Puri contemporâneos que conecta diferentes territórios e linguagens artísticas.

Como parte da abertura, no dia 11 de outubro, serão realizadas duas oficinas gratuitas. Pela manhã, ocorre atividade de cianotipia com Bárbara Almeida, e à tarde, oficina de pintura “Observação e Criação”, conduzida por Ciça Venuto e Juliana Azalim. Ambas as oficinas já estão com vagas preenchidas.

Publicidade

Leia Também:

Para o diretor do Jardim Botânico, Breno Moreiras, as exposições fortalecem a função educativa e cultural do espaço. “Valorizar a ancestralidade indígena é reconhecer que esses povos continuam sendo guardiões de saberes fundamentais sobre biodiversidade e manejo sustentável”, afirma.

O Jardim Botânico da UFJF está localizado na rua Coronel Almeida Novais, 246, bairro Santa Terezinha, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h.

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais

FONTE/CRÉDITOS: Universidade Federal de Juiz de Fora

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Júlia Valgas

Publicado por:

Júlia Valgas

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor. Graduanda em Jornalismo apaixonada por contar as...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR